26 de dezembro de 2011

FICHAMENTO DA UNID 4 MODULO 3 / CURSO DE FORMAÇÃO EM GPP - GeR

Unidade:  I V
Módulo  3 Políticas Públicas  e  Raça
Tema da unidade: Movimento Negro e Movimento de Mulheres Negras: uma agenda contra o racismo
  
 A partir da constituição de 1988, as organizações que defendem e reivindicam políticas que vá de encontro ao antirracismo ‘institucionalizado’, como também outras ações que diretamente corroboram para o reconhecimento da cultura afro-brasileira. O movimento negro com sua capacidade de articulação e mobilização bem mais organizados possibilitou que suas bandeiras de lutas fossem vistas e finalmente o negro/a passa ter voz e vez. A partir dos anos 90 o movimento tomou uma postura perante a sociedade e o Estado. O ideal coletivo do movimento negro vigente deseja a reforma democrática em favor da igualdade, de diretos e do pluralismo étnicos- racial.  Segundo   Jacques  “ O movimento negro exerce uma ação marcada, sobre tudo por um discurso que reivindica o pleno reconhecimento da cidadania do negro baseado na preservação e valorização das tradições culturais de origem africana na reinterpretação da história e na denúncia de todos os fatores de desenraizamento e de alienação que atingem a população negra   (DADESKY,2001:151)
PRINCIPAIS CONCEITOS
O Movimento Negro e a Constituição Cidadã: das Leis Á Implantação dos Direitos.
Com a nova constituição e com o país saindo da ditadura militar, os movimentos sociais organizados entre eles o Movimento Negro possibilitou a elevação da auto-estima dos negros/as com suas organizações com estrutura políticas. Com poder de mobilização, o movimento negro atuou com firmeza no sentido de introduzir a temática racial na disputa institucional brasileira. A divida histórica que o Brasis tem com os negro/ as  é impagável, nada mais justo que os próprios negros/ as desde país lutem por igualdade de oportunidades para a população negra é com essa forma lutar que MN moderno possa se fortalecer e ampliar as reivindicações em favor de políticas publicas direcionadas á redução  das desigualdades sociais e raciais.                  
A Construção  de Agenda  Antirracista do Movimento Negro Contemporâneo  
           O movimento negro no Brasil vem procurando estabelecer sua cidadania reivindicando leis que possam garantir seus direitos, garantindo uma agenda de ações com demandas de  políticas direcionadas à população negra. O ideal coletivo do movimento negro atual deseja a reforma democrática em favor da igualdade de direitos e do pluralismo étnico racial visando à redução das desigualdades raciais. Através desse reconhecimento muitas políticas surgiram, a aprovação da lei 10.639/2003 sobre o ensino da história afro-brasileira nas escolas e a criação da Secretaria para a promoção da igualdade racial é o começo de uma nova fase na política dos movimentos sociais em favor de políticas direcionadas à redução das desigualdades sociais, raciais e de gênero.
A Formação do  Moderno Movimento Negro no Brasil: Pós Estado Novo.
Novas formas de mobilização surgiram no Brasil pós Estado Novo, e com o fortalecimento das forças mundiais antirracistas surgiram formas coletivas de combate em meados dos anos quarenta, isso quando o regime político oferecia mais abertura para manifestações civis. A primeira mobilização foi a União dos homens de cor (UHC), entidade surgiu no Estado de Rio Grade do Sul e se espalhou por grade parte do Brasil. a segunda foi o Teatro experimental negro (TEN), e assim foram reveladas atrizes como Lea Garcia e Ruth Souza que se destacam até hoje.
Explicite que relação existe entre o que texto problematiza e a sua atuação como gestor / a
Vejo com muito entusiasmo que os movimentos sociais têm muito poder de transformação essa leitura tem proporcionado uma reflexão sobre a importância desses movimentos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e a educação e a área que atuo e vejo que ela não dever ser imparcial, tem papel decisivo na integração dessas políticas para que possamos enterrar de vez o racismo e os preconceitos raciais existente em nosso país.Procuro sempre questionar com perguntas que fazem as pessoas refletirem sobre atitudes inaceitáveis que muitas vezes se transformam em algo natural na mente de muitos/as como é caso da corrupção em todas as esferas de poder.   
Expresse alguma idéia ocorrida em relação ao seu trabalho depois da leitura e sistematização.

·         Colaborar na organização de grupos que possam reivindicar seus direitos negados como: os direitos constitucionais básicos de saúde, educação em nosso município, e expandir essas idéias as minorias para que elas possam de forma organizada possam reivindicar os seus direitos. Já que em nossa cidade há falhas nos serviços de saúde esses fatos são comuns.
·         Ampliar os conhecimentos a respeito dos movimentos sociais, avaliar a ação para organizar as táticas de reação. O silêncio é uma forma de omissão quem cala aprova, e a liberdade vem da informação de dizer chega aos opressores, ajudando os vulneráveis a se posicionares frente as suas demandas mim envolvendo e fazendo se envolverem transformando – os em cidadãos/ cidadãs consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário