25 de fevereiro de 2012

CONVIVER COM AS DIFERENÇAS, DEVER UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA, TODOS/AS MERECEM RESPEITO.


Conviver com as diversidades, implica em respeitar as diferenças, principalmente de gênero, sexo, raça e etnia possibilitando a convivência em harmonia entre homem e mulher sem que um exerça a  autoridade de um / a sobre ou outro/ a. Na sociedade contemporânea qual quer fora de relacionamento é reivindicado como legitimo e deve ter um tratamento equitativo e ser entendido como um direito individual.  Esses diretos passam a ser reconhecidos a partir das lutas dos movimentos feministas e LGB, que discutiram verdadeiras mudanças dos papéis masculinos e femininos na sociedade.  Outro aspecto a ser discutido com relação aos direitos reprodutivos e sexuais que implica no reconhecimento que cada pessoa possa ter seu desejo de amar respeitado  independente  de ser com uma pessoa do mesmo sexo ou  com uma pessoa do sexo oposto. O movimento social LGB tem um papel importante para que houvesse uma transformação na sociedade, construindo políticas públicas direcionadas a desconstruir a hierarquia de gênero que  foi contraída  pela Cultura  indo de encontro  a repetição sexual.

Os movimentos feministas que a partir da Revolução Francesa, despertou uma consciência coletiva na busca por direitos a igualdade  a começar  lutando pelo  direito ao sufrágio universal,  inegável   que os movimentos feminista  quebram os silêncios e toda forma  de opressão    impostos  de forma habitaria pelos homens, que a sociedade finge não  escutar.

A identidade de gênero permite que sexo não seja tido como referencia para a sociedade  e sim  o que a pessoa  assume  independente  de ser homem ou mulher, gênero e sexualidade  tem uma  ligação  muito particular,  e sua notoriedade  se deve aos movimentos sociais  ligados  causa de gênero. - Na medida em a sexualidade como qual quer outro domínio da vida , depende da socialização de aprendizagem  de determinada regras  roteiros  e cenários culturais  para a atividade sexual  possa se significada  e exercida   (Ganon &  Simon,1973).O sexo é algo que implica no grande controle social, por parte da religião, Escola, a família  o Governo  em fim toda sociedade pois o sexo é algo maravilho e perigoso ao mesmo tempo, vale ressaltar  as regras  que determinam a ‘verdade’  suprema do sexo  também são construções  sociais  e culturais. A sociedade contemporânea, reconhece com mais facilidade e dar a devida importância  que o desejo  e a busca do prazer  e compartilhar a intimidade  e o afeto são inerentes aos seres humanos e  diz respeito a privacidade de cada um independe de ser casais  do mesmo sexo  ou de sexos oposto.A espécie humana depende da socialização e a cultura  e o elemento base  para haja  essa socialização, cada cultura  tem suas peculiaridades, não há relação  direta  entre sexo e personalidade a cultura é fator  determinante  na maneira   de ser homem  e ser mulher. As diferenças de gênero são principalmente  estabelecidas  entre homem e mulher  por meio das relações sociais, ao rever  o conceito de gênero é possível  reverter as injustiças e promover  uma relação de igualdade  entre homens e mulheres.       
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário