29 de junho de 2013

A ÁGUA EM ARAUÁ CONTINUA SEM TRATAMENTO ADEQUADO


A empresa estatal de abastecimento de água de Sergipe a DESO, está fornecendo água a população de péssima qualidade, já  se passaram 14 anos da ultima reforma do sistema de abastecimento do nosso município, a população cresceu. Os filtros não estão funcionando adequadamente. Os consumidores devem recorre a essa planta conhecida como  moringa  se quiserem ter a água purificada.  

Dicas de como limpar e tratar água suja com sementes da Moringa.
A Moringa é uma planta que tem origem no Norte da índia, país da Ásia, numa região seca como o sertão do Brasil.
Para plantar a Moringa é preciso alguns cuidados técnicos. Ela pode ser plantada em quase toda região, fora dos baixios mais úmidos.
Dicas para  cultivar a moringa
1) Espaçamentos: de 3-5 metros. Podar todo ano na altura de 1,5 a 2 metros, evitando assim que cresça demais e que suas sementes fiquem muito altas, difíceis de colher; desse modo à árvore produz mais ramos.
2) Faz a poda após cada colheita, pode chegar até 3 colheitas / ano
Como usar para purificar a água
Purificador d'água: O pó da semente serve como coagulante para clarear água barrenta. Sendo que a bactéria na água é geralmente colada às partículas sólidas. O tratamento com o pó da moringa pode retirar de 90 a 98% da bactéria no processo.
 Para cada litro de água muito barrenta, use uma semente da moringa, uma  semente serve para dois litros. Como usar as sementes
 Pise as sementes em um pilão. Numa pequena garrafa misturar com uma xícara d'água limpa e balançar por 5 minutos; coar numa peneira. Terá este "Ieite" para misturar com a água barrenta.
Misturar este "Ieite" com a água suja, mexer com força durante um minuto, depois mexer devagar por mais 5 minutos. Cobrir e deixar o barro "colar" na moringa em suspensão e assentar no fundo da lata por 1 hora.
Depois é preciso separar a água limpa do barro que ficou no fundo da lata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário