23 de fevereiro de 2011

CARTA DE INTENÇÃO COMO PRÉ – REQUISITO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO / UFS.

Ao ler o título do Curso de Especialização no Edital despertou em mim um grande interesse, pelo fato de já ter feito o Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE, de média duração promovida pela UFS, Pró – Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, em parceria com o CESAD – Centro de Educação Superior a Distancia e o NUPAT. O referido Curso acima que teve como foco principal a questão de Gênero e a Diversidade dentro da Escola que é um espaço multirracial e democrático e proporcionou que eu fizesse uma autocriticas das minhas atitudes “preconceituosa” mesmo que inconsciente ou consciente a respeitos das minorias, que são desrespeitadas constantemente na sociedade, e esse desrespeito reproduzido dentro da escola que muitas vezes nos docentes não sabemos lidar com situações adversa nos deixas em situações embaraçosas.
Com os conhecimentos adquiridos pude debater com meus alunos e alunas a importância de se conviver com as diferenças. E respeitar as escolhas e modo de vida de cada um sem que aja constrangimento para ambas as partes, envolvidas no espaço escolar. Como também Contribuir na discursão dos preconceitos raciais e suas mazelas dentro da sociedade principalmente contra os negros índios que muitas vezes através das piadas sem querer ofender traz uma carga de preconceito muito forte. Em relação às experiências na área de Gestão Pública, ainda não tenho, mas espero que ao fazer essa Especialização possa obter novos conhecimentos área de Gestão Pública, para que possa realizar trabalhos, voltado nesse seguimento podendo assim contribuir com a sociedade vigente.
O Curso de especialização em Gestão de Políticas Públicas com foco em Gênero e Raça irá cooperar para ampliar os minhas informações em diversas áreas e principalmente o foco em Gênero e Raça para eu possa contribuir ainda mais com a sociedade e com todos ao meu entrono e especialmente os meus alunos e (as) que ao “criar” uma consciência de respeito e solidariedade com as minorias, quando constituírem família os seus futuros filhos (as) terão a oportunidade conviver com as diferenças sem preconceitos tendo outra visão a respeito do assunto, pois serão criados em um ambiente harmonioso, pois os preconceitos fazem uma grande mal e trazem grandes transtorno a sociedade moderna, que não aceita mais tal comportamento que é cada vez mais abominado nos meios sociais.
Outro fato que mim estimulou a fazer a especialização o é o horário flexível para os estudos e a modalidade que a distância, pois já tenho experiência em EAD já que faço Licenciatura em História na UFS / UAB Universidade Aberta do Brasil, estou no 6º período.
As minhas expectativas a respeito do Curso são as melhores possíveis, pois estou tendo a oportunidade de fazer a minha primeira Especialização em tema atual que irá proporcionar na minha caminhada uma nova experiência profissional. O referido curso irá expandir os meus horizontes, contribuindo diretamente com minha ascensão pessoal, onde irei galgar outros degraus rumo a outras áreas d conhecimentos. A vida é feita e oportunidades e essa é uma delas que abraçarei com muita tenacidade e dedicação.

2 comentários:

  1. José Jarison de Jesus-Presidente do PT Arauáquinta-feira, 24 de fevereiro de 2011 12:42:00 BRT

    O propósito do curso é aprofundar os conhecimentos acerca da diversidade organizacional, especificando a inquietação motivadora de pesquisas, envolvendo a discussão sobre a necessidade de acreditar no constructo de gestão da diversidade tal como ele si reflete nas práticas de recursos humanos adotados nas organizações brasileira ou de si amparar os direitos das minorias em ações afirmativas promulgadas pelo estado brasileiro, notadamente por intermédio da aplicação de políticas públicas relacionadas às cotas.
    O debate da obrigação de aplicação do conceito de desigualdade como de gênero, etnia e raça é fundamental para aprimorar as informações e contribuir para a redução do preconceito e descriminação existente em nosso pais.

    ResponderExcluir