7 de novembro de 2011

8 - ORGANIZAÇÃO DO CORPO DO TEXTO / MONOGRAFIA / PROJETO DE PESQUISA!

  8.1 - CITAÇÕES (NBR 10520)
- Quando se quer transcrever o que um autor escreveu.
8.1.1 - CITAÇÃO DIRETA
a) - Citação Direta Curta (NBR 12256) (com menos de 3 linhas) - Deve ser feita na continuação do texto, entre aspas.

Ex.:
  Maria Ortiz, moradora da Ladeira do Pelourinho, em Salvador, que de sua janela jogou água fervendo nos invasores holandeses, incentivando os homens a continuarem a luta. Detalhe pitoresco é que na hora do almoço, enquanto os maridos comiam, as mulheres lutavam em seu lugar. Este fato levou os europeus a acreditarem que "o baiano ao meio dia vira mulher" (MOTT, 1988, p. 13).
Obs.: MOTT - autor que faz a citação.
        1988 - o ano de publicação da obra deste autor na bibliografia.
        p. 13 - refere-se ao número da página onde o autor fez a citação (NBR 10520).

b) - Citação Direta Longa (com 3 linhas ou mais) - As margens são recuadas à direita em 4 cm, em espaço um (1) (O texto deve ser digitado em espaço 1,5), com a letra menor que a utilizada no texto e sem aspas (NBR 10520, item 4.4).

Ex.: Além disso, a qualidade do ensino fornecido era duvidosa, uma vez que as mulheres que o ministravam não estavam preparadas para exercer tal função. 

A maior dificuldade de aplicação da lei de 1827 residiu no provimento das cadeiras das escolas femininas. Não obstante sobressaírem as mulheres no ensino das prendas domésticas, as poucas que se apresentavam para reger uma classe dominavam tão mal aquilo que deveriam ensinar que não logravam êxito em transmitir seus exíguos conhecimentos. Se os próprios homens, aos quais o acesso à instrução era muito mais fácil, se revelavam incapazes de ministrar o ensino de primeiras letras, lastimável era o nível do ensino nas escolas femininas, cujas mestras estiveram sempre mais ou menos marginalizadas do saber (SAFFIOTI, 197, p. 193).













8.1.2 - CITAÇÃO DE CITAÇÃO 
- É a citação feita por outro pesquisador. 
Ex.: O Imperador Napoleão Bonaparte dizia que "as mulheres nada mais são do que máquinas de fazer filhos" (apud LOI, 1988, p. 35). 
Obs.: apud = citado por.
8.1.3 - CITAÇÃO INDIRETA 
 - É a citação de um texto, escrito por um outro autor, sem alterar as idéias originais. Ou então: eu reproduzo sem distorcer, com minhas próprias palavras, as idéias desenvolvidas por um outro autor. (Pode ser chamada também de paráfrase). 
Ex.: somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido às mulheres o direito à educação primária, mas mesmo assim, o ensino da aritmética nas escolas de meninas ficou restrito às quatro operações. Note-se que o ensino da geometria era limitado às escolas de meninos, caracterizando uma diferenciação curricular 
(COSENZA, 1993, p. 6).
8.2 - LOCALIZAÇÃO DAS CITAÇÕES
a) No texto
- A citação vem logo após ao texto, conforme nos exemplos acima.
b) Em nota de rodapé
- No rodapé da página onde aparece a citação. Neste caso coloca-se um número ou um asterisco sobrescrito que deverá ser repetido no rodapé da página.
c) no final de cada parte ou capítulo
- As citações aparecem em forma de notas no final do capítulo. Devem ser numeradas em ordem crescente.
d) No final do trabalho
- Todas as citações aparecem no final do trabalho listadas em ordem numérica crescente, no todo ou por capítulo.
8.3 - PAGINAÇÃO
A Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT assim define a paginação dos trabalhos: 

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqüencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constituído de mais de um volume, deve ser mantida uma única seqüência de numeração das folhas, do primeiro ao último volume. Havendo apêndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento ao texto principal (NBR 14724, item 5.4).











8.4 - FORMATO
1 - Papel formato A-4 (210 X 297 mm) - branco
 2 - Margens de:
3,0 cm na parte superior
2,0 cm na inferior
3,0 cm no lado esquerdo
2,0 cm no lado direito
3 - Corpo da letra: 12
5 - Espaço entrelinhas: 1,5
Obs: Não esquecer que o espaço entrelinhas em uma citação longa
(mais de três linhas) deve ter espaço entrelinhas simples.
 

Fonte de pesquisa :http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met08.htm
 da consulta Data 07/11/2011
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário