5 de novembro de 2011

GÊNERO, SEXO E SEXUALIDADE E SUAS DESORDENS INTERNAS.

Por Gilson Dias
 Na sociedade contemporânea qual quer forma de amar é reivindicado como legitimo e deve ter um tratamento igual, e necessita ser entendido com um direito individual. São inegáveis que os movimentos feministas romperam as barreiras do silêncio que era imposto às mulheres por uma sociedade machista e paternalista que finge não ver e nem escutar a violência que é imposta as mulheres.  Gênero e sexualidade têm uma ligação particular e a notoriedade se deve aos movimentos sociais., - Na medida em que a sexualidade como qualquer outro domínio da vida, depende da socialização de aprendizagem de determinadas regras e outro cenários culturais para que a atividade sexual possa ser significa e exercida (Ggnon & Simon 1973) o sexo é algo que sugere um grande controle social por parte da religião, escola, a família do governo vale ressaltar que tais regras que motiva a “verdade” soberana do sexo.A espécie humana depende da socialização a cultura e o elemento base para que aja socialização cada cultura tem suas peculiaridades não há relação direta entre sexo e personalidade As diferenças de gênero são principalmente situadas entre homem e mulher por meio das relações sociais, ao rever o conceito de gênero é possível reverter as injustiças e promover uma relação de igualdade entre homens e mulheres.
No mundo contemporâneo não é mais admitido que a supressão de direitos de cada um se relacionar com quem quiser sem que aja constrangimento entre as partes envolvidas. As discussões e as transformações referentes aos papéis sociais masculinos e femininos e á afirmação da heterogeneidade sexual em grande parte das lutas e conquista de direitos políticos dos movimentos feministas e o LGBT. “Os diretos sexuais devem ir além dos diretos reprodutivos e da saúde sexual, diz respeito ao direito á saúde como um aspecto do marco jurídico que legitima o direto de cada pessoa a que seu corpo, seu desejo e seu direito de amar sejam reconhecidos e respeitados”
SEXO E SEXUALIDADE
A Palavra sexo tem vários significados, que se fala em sexo há grandes tabus a ser superado.  Os governos, as religiões, as famílias ver sexo com algo que deve ser controlado através de regra definidas.  A orientação sexual diz respeito às prioridades sexuais masculinas e femininas. Transar com homens, com mulheres, ou com ambos, faz parte da orientação de cada ser humano Já à identidade sexual fazer referência como o sujeito tanto homem como mulher se reconhece na sociedade. O gênero, além disso, não determina a sua orientação sexual e a sua identidade sexual. O conceito Gênero estabelecido socialmente procura abranger as relações constituídas entre os homens e as mulheres, determina os papéis que cada um ostenta na sociedade e as relações de poder situadas entre eles.
            EMBATE ENTRE NATUREZA E CULTURA
            É importante destacar esta dicotomia entre os conceitos do ser biológica verso o ser cultural porque, como não se trata de um acontecimento genuinamente biológico, podemos verificar ao longo da História acontecem modificações no significado do que é ser homem ou mulher em diferentes regiões e culturas. Dessa maneira as relações inerentes aos papéis que homem e a mulher devem ocupar na sociedade é um fenômeno de ordem cultural, podem ser transformados. E a educação exerce extraordinário papel nessa direção mostrando para as gerações futuras que fato de ser homem aos fazer uma atividade que historicamente era atribuída às mulheres ele não vai deixar de ser homem como, por exemplo, cuidar da casa. Segundo Braga “A diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher” (BRAGA, 2007, p. 214) 
PANORAMA CONCEITUAL
A questão que envolve gênero na sociedade contemporânea é muito delicada, não é mais admissível, relacionar a orientação sexual com trabalho doméstico, como a mulher moderna casada que trabalha fora e muitas vezes é quem sustenta o lar. O marido por ajudar nas tarefas do lar muitas vezes sua sexualidade é questionada. Há muitos preconceitos a ser superados, nos professores temos muito a contribuir na desconstrução dos paradigmas que envolvem a questão de gênero.  Segundo Pereira - “Por fim, podemos descrever gênero como sendo o conjunto das representações sociais e culturais, ou seja, o desenvolvimento das noções de masculino e feminino como construção social” (PEREIRA)



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário