27 de novembro de 2011

"CORONELISMO, ENXADA E VOTO"

Analise  do livro Coronelismo, Enxada e Voto de Vitor Nunes Leal  publicado em 1949. 
A fazer a leitura pude analisar que o tema abordado Colonialismo Enxada e Voto é atualismo, se encaixa perfeitamente nos dias atuais a figura do “coronel” foi substituída pelo vereador/a, líder comunitário, (presidente da associação) um líder religioso que pode ser um podre ou pastor como todos sabem a religião tem uma ligação intima tanto com o poder tanto celestial quando o poder local que continua usando dos mesmos artifícios, mas com formatos diferente com relação a troca de favores por votos. Caracterizando assim o voto de cabresto só com outro formato. Relação de poder entre o chefe político municipal e estadual permanece inalterado, em virtude da troca de favores por voto ( apoio político) . por teremos um longo caminho ser percorrido para que haja mudança  na maneira de se fazer política onde o bem público seja realmente publico, não seja usurpado  por quem tem obrigação de cuidar e administrar Isso perpassa pela educação e nos futuros/as professores/as temos a obrigação de instruir nossos jovens da importância do seu voto livre e consciente que após o pleito ele  lembre das promessa de campanha de seu candidato e cobre  a ele os compromisso assumidos.    Esse discurso que reproduzindo por muitos/as que todos políticos são corruptos só colabora para a perpetuação dos corruptos, quem vede, ou troca seu voto por um favor, o pagamento de uma conta de água, de energia é tão corrupto quanto o político que usa desse expediente para conquistar seu voto, isso é deplorável mas isso acontece principalmente em todos municípios Brasileiro. ( o voto é uma arma poderosa  basta ser usada com sabedoria e inteligência)   
bibliografia: 
LEAL, Victor Nunes, (1949) -. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil; prefácio: Barbosa Lima Sobrinho. -- São Paulo: Alfa -  omega, 1986.



          

4 comentários:

  1. Muito bem senhor Gilson sábias suas palavras expressadas em seu texto é muito sabem que tem pessoas que comungam de seu pensamento !!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo, não é necessário, ficar no anonimato para expressar suas ideias, grato por sua participação

    ResponderExcluir
  3. porque existe lei proibindo compras de voto se na realidade o que vemos mais é este ato ridículo, na verdade acho que o maior prejudicado nesta história é o povão, pois quando se fala no povão é a classe pobre que faz parte, acho que é difícil, mas não impossível vencer o Coronelismo, Enxada e Voto.
    Abraços e quero parabenlisar-lhe pela coragem de criar este SITE.

    ResponderExcluir
  4. BOA NOITE PROFESSOR AQUI QUEM FALA É DAMIÃO MORENO, QUERO DIZER QUE SOU PRE CANDIDATO E SI FOR POSSIVEL QUERIA QUE O SENHOR COLOCASSE O MEU NOME NA ENQUETE DA ELEIÇÃO PARA VEREADOR, UM ABRAÇO E ATE MAS

    ResponderExcluir