19 de dezembro de 2012

DESSEMELHANTE, MAS DÍSPARES

Ultimamente o tema discriminação racial e preconceito sempre estão evidentes, mas nunca admitido, há sempre uma forma de camuflar com desculpas prontas do tipo: a vaga já foi ocupada,  ou não  vagas disponíveis  essas desculpas são  constantes  isso é fato.
O conceito de cultura pode ter várias dimensões, cada povo tem sua cultura e costumes, o ideal é que cada sociedade tenha respeito multo entre as culturas e os costumes de cada um sem que haja preconceito. A cultua está constantemente em evolução.
O modo como observamos a cultura do outro como um olhar critico sempre inferiorizando a mesma o etnocentrismo procura julgar e comparar as manifestações culturais dando o conceito de “certo e errado”, “belo e feio”.
Nas práticas religiosas cada religião tem seus rituais. A discriminação dessas práticas leva a intolerância religiosa. Há outras formas de preconceito e discriminação contra, contra os negros, homossexuais e outras minorias que certamente sofrem intolerância por parte das religiões que influencia grande parte da sociedade contribuindo com o aumento do preconceito. A superação das descriminações depende da mudança de postura de professores, principalmente diante de seus alunos, através de práticas e atividades afirmativas diferenciadas coibindo qualquer atitude preconceituosa praticada por seus alunos
. A proposta do curso GDE é valorizar a diversidade cultural oportunizando o uso de novos argumentos de combate ao preconceito e a situações discriminatórias.
O respeito às normas implica na redução do desrespeito entre os cidadãos é na escola que é um espaço de formação de homens e mulheres, consciente de seu papel na sociedade.
A educação de qualidade que todos almejam deve ter entre seus pilares a diversidade cultural e o respeito entre as diferenças.

Por  Gilson Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário