26 de abril de 2013

À HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA


A FORMAÇÃO E PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE ARAUÁ/SE EM RELAÇÃO À HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA[1]
Gilson Dias de Carvalho[2]
Orientadora  Professora Enedina Soares Souto

O presente artigo analisou a questão da homossexualidade na escola, uma evidência complexa  que nos faz repensar os nossos atos e conhecimentos sobre as relações humanas no cotidiano escolar. A pesquisa teve como objetivo analisar a formação e percepção dos professores sobre homossexualidade e como eles lidam com essas situações em sala de aula. O estudo pautou-se em investigar a formação dos professores de Arauá com relação às mudanças de paradigmas sobre a homoafetividade Os dados foram coletados através de questionário aplicado aos professores da cidade e teve como objetivo analisar a formação e percepção dos professores sobre homossexualidade e como estes lidam com situações da sexualidade em sala de aula. Para tanto, o referencial teórico foi baseado nas ideias de vários pensadores como: Abramo (2004), Abramovay (2004), Arseli Kern (2010), Brasil (1997), Correia (2008), Dinis (2008), Leal (2010), Oliveira (2010), Paulino (1999) e Ribeiro (2010). A pesquisa revelou que existe grande diversidade de pensamento sobre o tema estudado, e pode-se observar que os professores ainda apresentam dificuldades no que tange às situações que envolvem relações homoafetivas devido aos padrões morais, éticos e religiosos que carregamos em nossa história de vida.

PALAVRAS CHAVE: Desigualdade de gêneros. Homossexualidade. Homoafetividade na escola. Professor
ABSTRACT

Abstract: This article was treated homosexuality in school, a complex question that makes us rethink our knowledge about the human relations in daily school. The search was aimed to know the feeling of the teachers about homosexuality and how they deal with situations of sexuality in the classroom. Also investigated about the teacher training in relation to paradigm changes about the sexuality. The information were collected through of questionnaire given with teachers Arauá-SE Cty, and that the answers were analyzed and based on ideas of several thinkers as: Abramo (2004), Abramovay (2004), Arseli Kern (2010), Brasil (1997), Correia (2008), Dinis (2008), Leal (2010), Oliveira (2010), Paulino (1999) and Ribeiro (2010). The search revealed that there is wide variety of thought about the theme homosexuality, and could be observed the teachers still have difficulties when dealing with situations that involves relations homoaffective due to moral, ethical and religious patterns that who we carry in our life history.
KEYWORDS: Gender inequality. Homosexuality. Homoaffection school. Teacher

1  Introdução

Existe uma profunda necessidade de repensar sobre as questões da homossexualidade nas relações humanas da sociedade atual, sobretudo quando esses ocorrem no cotidiano escolar, onde muitos educadores não reconhecem as mudanças no campo da sexualidade e alcance que as discussões sobre homossexualidade presente nas relações sociais da escola, chegando ao ponto de muitos professores discriminarem alunos pela orientação sexual.  Tais mudanças se referem principalmente ao desenvolvimento de um saber sobre a sexualidade no sentido de abrir-se para a diversidade da orientação sexual, as denúncias de violência contra homossexuais, a luta pela cidadania e os desdobramentos no campo jurídico, social e cultural.
Diante da questão em tela, o presente artigo trata das desigualdades de gênero na relação entre professores e alunos, uma vez que a homossexualidade ganha cada vez mais visibilidade e para tanto, os educadores precisam desconstruir os seus paradigmas que moldam as concepções discriminatórias.  
A temática de estudo desta pesquisa surgiu pelo fato de ser professor e perceber nas andanças profissionais a necessidade de mudanças no que tange às percepções sobre a homossexualidade. Em função disso, faz se necessário um novo olhar sobre esta questão, de modo que a escola possa criar estratégias de enfrentamento, tanto por parte dos professores como dos alunos.                                                                                
São vários os questionamentos que movem os direitos sexuais de um indivíduo, de modo que esses são importantes tanto como os direitos civis, políticos e sociais. Assim, é necessário que a orientação sexual seja compreendida em sua complexidade e não baseada em afirmações preconceituosas como tem se caracterizado no contexto social. É necessário a socialização do debate que as relações de gênero propõem para a compreensão da homossexualidade e dos desdobramentos das relações sociais no espaço escolar. Como afirma Correia (2008, p. 03):

É inegável a importância do estudo sobre sexualidade na vida dos seres humanos, pois ela é experimentada ou revelada em expectativas, imaginações, anseios, crenças, posturas, valores, atividades práticas, papéis e convivências.

Nessa condição, a sexualidade é uma dimensão reveladora de fatores emocionais que envolvem o corpo do ser humano abrangendo toda identidade sexual. Sendo assim, inúmeros estudos mostram que as questões do gênero e raça devem ser entendidas como parte da conduta humana.  É notório que na atual conjuntura social ainda temos presenciado uma carga de preconceitos, valores e tabus nas nossas escolas. Desta forma Ribeiro (3010, p. 02)  referenda o seguinte:

Na atual estrutura e organização da população impõe - se não a aceitação, o respeito à livre escolha individual. Estamos diante de um momento de transição de opiniões, e que vem se tornando notório a todos, hoje é comum vermos casais homossexuais nas ruas, em bares, festas, cinemas, escolas e a cada dia que passa essa liberdade se torna maior, mostrando que a sociedade está mudando de acordo com as aceitações das atuais relações humanas.

Diante do exposto, o estudo em foco traz a tona uma das questões mais importantes inseridas no cotidiano da escola e, por esta razão a homossexualidade  ainda é motivo de uma gama de preconceitos, onde Ferreira (2010, p. 214)  define como:

Ideia preconcebida; suspeita, intolerância, aversão a outras raças, credos, religiões; significado que nos faz pensar se realmente temos consciência de todos esses sentimentos quando está preconceituando a imagem de algum ser humano, seja por  homossexuais ou outro de preconceito sobre alguém.

Neste sentido, o professor deve ser comprometido com a formação do educando, independente de qualquer opção sexual e tenha como princípio a construção da identidade para desenvolver a capacidade de agir com autonomia tendo como base a incorporação da diversidade.
Estamos diante de um contexto social onde as relações sociais são movidas por um mundo globalizado em que as distâncias são barreiras superadas a cada momento. Logo, temos a educação como uma das ferramentas mais importantes e capazes de reduzir as diferenças entre os gêneros e raças, diminuindo, assim, situações excludentes que decorrem entre os gêneros. Compreendendo, portanto, que a educação deva acompanhar as mudanças e desafios postos pela sociedade.
Estudiosos apontam que a escola capaz é de promover as competências indispensáveis aos desafios sociais no mundo atual numa perspectiva de ampliação das possíveis causas que corroboram para as desigualdades de gênero.



[1] Trabalho apresentado ao curso de Pós-Graduação como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Gestão de Políticas  Públicas  com foco em Gênero e Raça
[2] Aluno concludente do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal de Sergipe. E-mail: profgilsonuab@gmail.com

24 de abril de 2013

POR QUE SERÁ QUE TODO ANO É ASSIM? ESSA ENROLARÃO!!!!!!

fonte :http://blogdoemilsontavares.blogspot.com.br/2012_11_01_
archive.html
Por que será que todo ano é assim? 
Essa enrolarão para repassar o reajuste do misero piso salarial dos professores/as. 
Até quando vamos suportar esses gestores públicos picaretas no poder? Quando teremos vergonha na cara?  Para reivindicar os nossos direitos que é constantemente desrespeitado.
Em 2012 o reajuste foi de 22,22 % vários gestores não repassaram integralmente, e quando deram o reajuste  segundo a sua conveniência e vontade  já havia passado vários meses da data do reajuste. Além de o reajuste ser incorreto é repassado com atraso, vamos acumulando perdas, e todos/as aceitam “pacificamente”   
Em 2013 continua a mesma coisa, acharam muito o reajuste em 2012 resolveram dar 7,97 % ou seja, esse percentual representa a inflação acumulada do período. 
E até agora os nossos gestores não repassaram o reajuste que deveria ser repassado desde janeiro de 2013. Não sei ate quando temos que engolir esse verdadeiro massacre dos nossos salários e ficarmos de braços cruzados sem fazer nada. Com que postura tem que formar cidadão consciente dos seus diretos e deveres se os mesmos não agem assim. Como nossos alunos/as podem reivindicar seus peitos  se quem deveria dar exemplo  é passivo ao ponte de ficar em silêncio 

"O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."
[Marthin Luther King]



ESTOU VOLTANDO, O SILÊNCIO É ALGO, QUE MUITO ME INCOMODA..


Historiar é um ato de reflexão, onde podemos apontar os erros do passado para que não cometermos no presente. Decodificar, anotar, emitir uma opinião sobre um determinado questionamento, mesmo que ninguém peça sua opinião. 
Isso é válido, mostra que você tem ideias próprias, personalidade.Se você ta acessando pela primeira vez, seja bem vindo (a)! Estou voltando a escrever mim aguardem, 
Iniciei a utilizar esse ambiente em 2009, para falar da atualidade, das questões políticas e assuntos de interesse coletivos.
Menos fofoca, fofoca é coisa de imbecil, reconheço que não agrado a todos/as, mas é o preço que temos que pagar por nossa autenticidade, pois é melhor ter inimigo declarado do que um/a amigo/a falso/a.  reconheço-me não
O aforismo popular assegura: “quem fala o que quer, ouve o que não quer”
Pretendo escrever, com respeito àqueles que farão leitura dos meus textos dedicando alguns minutos do seu precioso  tempo para ler o que escrevo. Sucinto avisar que não espero que abundem ou aceitem tudo que eu falar através dos meus textos fique à vontade para contestar, aproveitem desse mesmo ambiente virtual para lançar de si suas opiniões desde que de maneira respeitosa, comentem!
Não gosto de pregar para o deserto.


18 de janeiro de 2013

DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO, RODOVIA RECÉM – INAUGURADA JÁ APRESENTA BURACOS NA PISTA DE ROLAMENTO.


Com o período de chuvas, os buracos começam a tomar conta em um trecho da rodovia recém-inaugurada pelo governador Marcelo Deda que liga a linha verde a BR 101. A rodovia que mim refiro e a que liga Indiaroba a Umbaúba, a pista apresenta várias falhas no asfalto principalmente na região próxima ao primeiro distrito no sentido Indiaroba a Umbaúba já existe vários buracos na pista que tem pouco mais de 5 meses de inaugura além do aparecimento de buracos a pista é extremamente perigosa, como curvas, sem proteção nos acostamento. Resolvi fazer essa denuncia para que as autoridades competentes possam avaliar a qualidade da obra e responsabilizar a empresa que realizou a mesma. Qual leigo percebe que a rodovia tem falhas na pista de rolamento é fácil observar isso. Não conjecture que eu vou discorrer dos políticos. Vou falar de você, amigo leitor nós Podemos dizer “mas nós, cidadãos comuns, não temos poder de denunciar, criticar, reivindicar, pois somos menos importantes que as autoridades que são constituídas de poderes” dados por nós mesmo Logicamente, que essa ideia é passada de forma errada para população que o cidadão comum não tem voz nem tem poder para reivindicar seus direitos. Mas será que estamos ao menos nos questionando como estão usando o “cobre” dos nossos tributos? É muito fácil reclamar dos políticos salteadores, quando vemos algum noticiário de que pegaram algum político envolvido em corrupção. O difícil é acompanhar, fiscalizar as obras, controlar a qualidade dos serviços públicos. Mas a quem recorrer? Isso tem que ser feito pelo funcionário público. Claro que sim, mas e se o próprio agente público que é responsável pela fiscalização da obra, está sendo omisso, ou está recendo propina para que a empreiteira não cumpra o que se exigiu na licitação? O que falar? Para quem apelar? Nos cidadãos comuns muitas vezes somos omissos com o descaso com o dinheiro público que muitas vezes calamos por medo de represália, mas se todo cidadão se interessasse mais pelo assunto, com certeza empresário corrupto pensaria duas vezes antes  meter a mão no dinheiro do contribuinte   Eu como cidadão que pago meus imposto  estou exercendo o meu direto de cobrar e denunciar  para que descaso com esse não venha acontecer.
Segue abaixo as fotos que comprovam a denúncia que quiser comprovar é só se deslocar a o distrito que mim refiro constar. 

FOTOS ARQUIVO  PARTICULAR DA RODOVIA QUE LIGA A LINHA VERDE
A BR 101  VIA  UMBAUA / INDIAROBA

10 de janeiro de 2013

RECURSOS DO FUNDEB DESTINADOS A ARAUÁ


O Fundeb é o resultado da soma de recursos federais, arrecadação de impostos e transferências dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, vinculados à educação, conforme estabelece o artigo 212 da Constituição Federal.
Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica, de acordo com o número de alunos matriculados. Os estados e respectivos municípios que não conseguem arrecadar suficientemente recebem uma complementação da União.
Arauá de janeiro a novembro de 2012, recebeu do FUNDEB a importância de R$ 3.494.534, 45 ( três milhões quatrocentos e noventa e quatro mil, quinhentos trinta e quatro reais e quarenta e cinco centavos.
Veja a tabela abaixo que dar detalhe dos valores repassados durantes os 11 meses de 2012.  Está faltando a repasse de dezembro por falta de atualização do portal da transparência 
 Obs  click  na foto para visualizar melhor

REAJUSTE DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES É DE 7,97% EM 2013


 Em  2012  muitos prefeitos  deixaram  repassar o reajuste do de piso salarial dos professores  que foi de 22,22% , alegaram que não era possível pagar, em Sergipe  o Governador Marcelo Deda  deu  um péssimo exemplos que foi copiados  pelos prefeitos que não reajustaram os salários dos professorem.  Vamos ver qual será a desculpa agora    para  repassar as perdas com a inflação.
Esse reajuste de R$ 116,00 certamente teremos muitos  prefeitos reclamando  que não terá como pagar. 
Vamos ver como os novos prefeitos vão querer  repassar esse reajuste insignificante. O valor piso salarial nacional do magistério da educação básica terá reajuste de 7,97% em 2013. A informação foi divulgada hoje (10) pelo Ministério da Educação.
        Com o aumento, o valor passa de R$ 1.451 para R$ 1.567 e já será pago, por estados e municípios em fevereiro. A composição do piso leva em conta o custo anual por estudante dos últimos dois anos, calculado pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)
O reajuste do piso em 2013 não segue a tendência de aumento dos últimos dois anos, quando foi registrado 22%, em 2012, e 18%, em 2011.
       Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o reajuste menor é por causa da desaceleração da economia e da queda na arrecadação de receitas. O Fundeb é um fundo contábil e composto por uma cesta de impostos e transferências estaduais e municipais, e sua vigência se estende até 2020. Por lei, pelo menos 60% dos recursos do Fundeb devem ser usados para pagamento do salário dos professores e gestores educacionais.
“Não tem o mesmo impacto que a correção do ano passado, mas é um reajuste acima da inflação. O problema é que nós partimos de um patamar muito baixo de salário, R$ 1.567, é pouco mais que dois salários mínimos”, disse o ministro.
Fonte  Agencia Brasil

2 de janeiro de 2013

AS MULHERES NO PODER !


Volta e meia é notável a presença da mulher nas diversas instâncias do poder seja ele executivo, legislativo ou judiciário. Pela primeira vez na história Arauá temos duas mulheres comandando o poder executivo: a prefeita Ana Helena de Andrade Costa; e no legislativo: está à frente a vereadora Gilvaneide Oliveira Nascimento que terá missão de presidir a câmara municipal no próximo biênio.  Mais uma vez o sonho de outros vereadores que pretendiam presidir a câmara foi adiado não sei por quanto tempo que será postergado esse desejo. Essa promoção feminista começa no século XX, quando a companheira camponesa passa a vir para a cidade. Nesse conjunto de fatos encontra-se  a globalização, no qual a mulher passa a ser inserida no mundo do poder. É de comprovação histórica que a mulher a cada ano vem conquistando seu espaço dentro de uma sociedade extremamente machista como a nossa. No Brasil, as mulheres passaram a ter direito ao voto nas eleições nacionais a partir de 24 de fevereiro de 1932. Já se passaram 80 anos que a mulher conquistou esse direto, mas ainda é subjugada por muitos que se dizem os "donos"  de seus destinos. As mulheres são  subjugada pelo machismo que  ainda está presente nas atitudes de muitos homens  imaturos que não admite ter uma mulher como sua chefe em pelo século 21  isso é inadmissível.  Mas Arauá em 2013 entrará para a História com as mulheres  no comandando dos destinos  do município, além da prefeita  as secretarias também   estão sendo comandadas por mulheres  que com certeza  por serem mais sensíveis tomarão as decisões como mais equilíbrio em defesa de todos(as) arauenses.  As mulheres começaram a ser valorizadas. Contudo, ainda há aqueles que acreditam que elas são "fracas" e não são capazes de comandar o governo de um país, de um Estado ou de um Município engana- se quem pensa assim.

Obs Artigo em espanhol 


19 de dezembro de 2012

DESSEMELHANTE, MAS DÍSPARES

Ultimamente o tema discriminação racial e preconceito sempre estão evidentes, mas nunca admitido, há sempre uma forma de camuflar com desculpas prontas do tipo: a vaga já foi ocupada,  ou não  vagas disponíveis  essas desculpas são  constantes  isso é fato.
O conceito de cultura pode ter várias dimensões, cada povo tem sua cultura e costumes, o ideal é que cada sociedade tenha respeito multo entre as culturas e os costumes de cada um sem que haja preconceito. A cultua está constantemente em evolução.
O modo como observamos a cultura do outro como um olhar critico sempre inferiorizando a mesma o etnocentrismo procura julgar e comparar as manifestações culturais dando o conceito de “certo e errado”, “belo e feio”.
Nas práticas religiosas cada religião tem seus rituais. A discriminação dessas práticas leva a intolerância religiosa. Há outras formas de preconceito e discriminação contra, contra os negros, homossexuais e outras minorias que certamente sofrem intolerância por parte das religiões que influencia grande parte da sociedade contribuindo com o aumento do preconceito. A superação das descriminações depende da mudança de postura de professores, principalmente diante de seus alunos, através de práticas e atividades afirmativas diferenciadas coibindo qualquer atitude preconceituosa praticada por seus alunos
. A proposta do curso GDE é valorizar a diversidade cultural oportunizando o uso de novos argumentos de combate ao preconceito e a situações discriminatórias.
O respeito às normas implica na redução do desrespeito entre os cidadãos é na escola que é um espaço de formação de homens e mulheres, consciente de seu papel na sociedade.
A educação de qualidade que todos almejam deve ter entre seus pilares a diversidade cultural e o respeito entre as diferenças.

Por  Gilson Dias

15 de dezembro de 2012

RELATÓRIO DO JULGAMENTO DO EX PREFEITO DE ARAUÁ -SE

Excelentíssimo Senhor Desembargador Federal FRANCISCO BARROS DIAS 
     Trata-se de  apelações  interpostas  pelo Ministério Público Federal, pela União e por José Ranulfo dos Santos  contra sentença, prolatada em sede de ação civil pública por ato de improbidade administrativa pelo Exmo. Juiz Federal da 7ª Vara / SE, Dr. Marcos Antônio


https://www.google.com/search?hl=pt-PT&tbo=d&q=prefeito+ranulfo&tbm=isch&tbs=simg:CAQSYgk1ADvBOxnDnRpOCxCwjKcIGjwKOggBEhS8BdkE4Q








Garapa de Carvalho, cujo dispositivo foi proclamado nos seguintes termos:
“ a)  rejeito  os  pedidos  contidos  na  inicial  em  relação aos  réus  Ana  Cruz  de Andrade,  Ana  Efigênia  Oliveira  Santos,  Evandro  José  da  Cruz,  José  Carmo Monteiro  de  Farias,  José  Silva  Lima  dos  Santos,  Marinalva  Sidrônio  Alves  da Silva  e  Rosigleide  Francisca  Oliveira  Santos,  e  julgo  a  demanda  parcialmente improcedente, nos termos do art. 269, inciso I do CPC;

b) acolho o pedido formulado na inicial em face de José Ranulfo dos Santos e:
b.1) suspendo seus direitos políticos por 6 (seis) anos;
b.2)  condeno-o  à  perda  da  função  pública  de  prefeito  do  Município  de  Arauá, acaso ainda por ele ocupada ou qualquer outra função pública por ele exercida no âmbito daquele Município, ainda que no âmbito da Câmara de Vereadores;
b.3)  condeno-o  a  ressarcir  à  União  de  R$  2.067,20  (dois mil,  sessenta  e  sete reais, vinte centavos) em valores atualizados até 31/12/2004, sujeito à incidência apenas da taxa SELIC desde aquela data;
Fonte    PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 5ª REGIÃO

Documento completo: click  Aqui !





5 de dezembro de 2012

RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2012 EM ARAUÁ.

A Cada momento fica mais explícito o fato de que a redução da desigualdade no Brasil e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes passa-se pela pujança dos governos locais, enfatizando uma gestão pública que vise  resultados, redução da corrupção e como consequência  uma melhoria no atendimento dos serviços pulblicos.  
As modernas e eficientes ferramentas de gestão atuam junto   em conformidade com a democracia participativa, com os cidadãos participando, opinando e deliberando juntamente com os agentes políticos e servidores públicos. 
Em Arauá – se temos a certeza que não será deferente, pois a vontade soberana do povo reelegeu a prefeita Ana Helena com essa esperança de dias melhores.
O mundo globalizado aumenta a concorrência entre as cidades, na tentativa de atração de novos investimentos, capazes de gerar emprego e renda, assim como na transferência de recursos das outras esferas da federação, a saber, Estado e União.
A prefeita eleita tem inúmeros desafios e tem dado demonstrações de estar apta a enfrentá-los. A começar por um indispensável processo de mudança de cultura dos servidores públicos, que como o nome diz, têm a função de servir ao público.

O gráfico abaixo mostra o  como o preletorado compareceu as urnas com um baixo índice de abstenção, e um alto índice de comparecimento a cima de 94% 

 







eleição  de 2012  foi bem diferente  em relação a eleição de 2008, os resultado das urnas demostram que a administração da prefeita Ana Helena foi bem sucedido com isso a população mais uma vez reconduziu  para mais um mandato até 2016, onde na oportunidade teremos novas eleições  que viver verá. 

20 de novembro de 2012

EDUCAÇÃO E TEATRO, DUAS ARTES.

O excesso de liberdade concedida aos magistrados na aplicação do método de ensino e avaliação condena a educação pública ao fracasso.
Deve-se gerir uma metodologia baseada em pesquisas pedagógicas, firmando um método de ensino, a principio à proposta apresenta-se ditatorial, mas acrescentando que produzida em comunidade, muda-se a concepção.
 Teremos uma visão ampla e clara para avaliarmos, onde e porque não avançamos, não progredimos. Evidentemente sabe-se que a educação necessita de suporte, e este de dinheiro, mas também sabemos que a baixa qualidade da educação brasileira concentra-se no processo de ensino, na singular relação professor - aluno, onde a dádiva da propagação do conhecimento deveria ocorrer.
          Como exemplo dos métodos de ensino, analisemos a aplicação de um filme, a pena apresentá-lo e produzir um mero resumo não é o suficiente, para que se faça valer é necessário inter-relacionar, agregar conhecimento ao pré-existente, instigando discussões.
           Pratiquemos a dialética! Observamos que os alunos com os maiores aproveitamentos acadêmicos são autodidatas ou aprenderam a ser, não por aptidão, o que seria admirável, mas por necessidade!
 Há claramente um déficit de ensino, grandes mestres conhecedores do processo de ensino e completos ignorantes estão presentes nas mais variadas salas de aula do Brasil, no posto de professor.
          Conciliar a experiência dos dissentes e docentes com o conhecimento científico-pedagógico, consolidando um segmento de ensino, flexível, mas não banalizado, proporcionará educação de qualidade que uma minoria tanto almeja!


Por Tiago Dias dos Santos












1 de setembro de 2012

VOTE LIMPO, NÃO VOTE EM CANDIDATO FICHA SUJA .

   Por Gilson 
O voto é sua arma contra os políticos corruptos, use – a com sabedoria, não venda seu voto você que vende seu voto ta sendo tão corrupto quanto quem compra.
Com qual moral você vai cobrar de seus representantes na hora de aprovar os projetos de interesse da população, simplesmente o candidato agora eleito com seu voto, dirá que não tem compromisso com você, pois já pagou por seu voto. Pense na possibilidade do candidato que você irá eleger ele defende  o fim  de vários diretos dos trabalhadores  conquistado a duas penas, como férias, décimo terceiro salário, e outros benéficos que os empresários através dos seus Deputados que eles o ajudaram financeiramente a eleger querem retirar em nome do aumento de novos postos de trabalho.
        Há temas polêmicos que será posto em debate nessa próxima legislatura como a legalização da maconha, do abordo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo em fim temas polêmicos que devem ser discutido com toda sociedade.
O seu voto é que vai aprovar ou não todos os projetos de leis e as PEC que estão tramitando no congresso, mais uma vez vão ai o meu alerta veja bem em que você vai votar em não se arrepender mais tarde, não venda seu voto nem sua consciência. “O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara lançou hoje, no Salão Verde da Câmara, a campanha do Voto Cidadão”.O slogan da campanha é “Seu voto não tem preço, tem conseqüências".
O presidente do Conselho, deputado Orlando Fantazzini (PT-SP), explicou que o objetivo da campanha é incentivar as pessoas a denunciar os candidatos que oferecem favores, dinheiro ou comida em troca de votos. Com a campanha, a sociedade passa a ter instrumentos para denunciar a compra de votos.“Ela vai “desestimular os candidatos mal intencionados”, afirmou o deputado, ao lembrar que a denúncia pode resultar na perda do registro da candidatura ou até mesmo do diploma do candidato eleito”. De acordo Como: Deputado Chico Alencar (PT-RJ), “a campanha cria uma nova cultura eleitoral. Repele o clientelismo, essa forma rebaixa de fazer politicagem", disse. Ele espera também que os candidatos a Precedente, Governador, Senador e Deputados, nas eleições deste ano, assumam essa campanha. O Voto Cidadão fortalece a Lei 9840/99, de iniciativa popular, que altera dispositivos do Código Eleitoral Brasileiro para combater a corrupção, o fisiologismo e o clientelismo. Essa lei “tem que pegar em defesa da democracia, afirmou Chico Alencar”
Parte do texto da 
Fonte:http://www.direito2.com.br/acam/2004/ago/11/ campanha-denuncia-politicos-que-compram-votos

28 de agosto de 2012

COLIGAÇÃO “JUNTOS PELO ARAUÁ QUE QUEREMOS”


              COLIGAÇÃO DE ARAUÁ É CONDENADA POR LITIGÂNCIA DE MÁ - FÉ
                COLIGAÇÃO  “JUNTOS  PELO  ARAUÁ  QUE   QUEREMOS”

 A coligação “Juntos pelo Arauá que queremos” foi condenada ao pagamento de sete multas totalizando o valor de R$ 14 mil, por litigância de má-fé. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  atendeu ao parecer da Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) que afirmava que a coligação ajuizou, sem fundamento, diversos pedidos de indeferimento de candidatura por analfabetismo de seus adversários.
           A coligação composta pelos partidos PT, PP, PDT, PTN, PR, PSB, PV e PCdoB já tinha sido condenada em primeira instância, e a condenação foi mantida pelo TRE/SE. Em outros dois processos, a coligação desistiu dos recursos apresentados ao TRE/SE. Desta forma, esses dois processos transitaram em julgado na primeira instância, o que obriga a coligação ao pagamento de mais duas multas no valor de R$ 2 mil cada.
          Analfabetismo
          O analfabetismo é uma causa de inelegibilidade de candidato. Na mesma sessão em que foi julgada a condenação da coligação de Arauá, foram indeferidas três candidaturas a vereador, dos municípios de Itabaianinha, Poço Verde e Tobias Barreto,  por este motivo. Ainda na mesma sessão, foram indeferidas outras três candidaturas a vereador. Uma no município de Tomar do Geru, por filiação partidária inferior a um ano; em Itaporanga d'Ajuda por falta de quitação de débitos eleitorais; e, em Nossa Senhora das Dores por não comprovação de filiação partidária.
               Fonte: Ascom PR/SE

COMO SURGIU AS CÂMARA MUNICIPAIS.

Para os futuros candidatos a vereadores conhecerem  como  as Câmara  surgiram  no Brasil.

As câmaras municipais do Brasil têm procedência das tradicionais câmaras municipais portuguesas, que existia já na Idade Média. A biografia das câmaras municipais no Brasil inicia no ano de 1532, quando a povoado de São Vicente é elevada à categoria de vila. De fato, durante todo o momento do Brasil Colônia, havia câmaras municipais exclusivamente nas localidades que tinham o estatus de vila. Categoria atribuída pelo Reino de Portugal mediante ato régio. Nesse período, as câmaras municipais desempenhavam um número bem maior de funções do que as câmaras da atualidade. Atualmente as câmaras de vereadores são um ‘peso’ para a sociedade contemporânea carregar através dos impostos.  As câmaras eram as responsáveis pela arrecadação de impostos, regular o exercício de ofícios, regular o comércio, preocupar-se da preservação do patrimônio público, instituir e gerenciar as prisões, as câmara inicialmente detinham de amplos poderes no campo da administração pública exerciam os três  poderes: o executivo, o legislativo e o judiciário.
Com proclamação do Império do Brasil, os podres plenos que as câmaras municipais tinham é  drasticamente diminuído. O império centraliza a administração pública através da Constituição de 1824. A duração da legislatura é fixada em quatro anos e o vereador mais votado assumia a presidência da câmara, visto que até então não havia a figura do "prefeito", a não ser pela presente do ALCAIDE (equivalente a prefeito, com poderes menores).
Com a Proclamação da República, as câmaras municipais são extintas e os governos estaduais nomeavam os membros do "CONSELHO DE INTENDÊNCIA". Em 1905, cria-se o cargo de "intendente" que durará até o ano 1930 com o princípio do Momento Vargas. Com a Conflagração de 1930 surgem AS PREFEITURAS, onde são responsáveis pela administração pública às quais serão atribuídas as funções do poder executivo dos municípios. Assim, as câmaras municipais passaram a ter a função do poder legislativo especificamente o papel de legislar e fiscalizar o executivo. No período do Estado Novo, entre os anos de 1937 e 1945, as câmaras municipais foram destituídas e o poder legislativo dos municípios foi suprimido. Com a redemocratização do, pois em 1945, as câmaras municipais voltam a exercer suas funções que perdura até os dias atuais.

26 de agosto de 2012

ARAUÁ ELEIÇÕES 2012.

                                          Candidatos a Vereadoes

VAGUINER - PSC - 20222VAGUINER 20222
VAGUINER SANTOS SILVA
VEREADOR PSC
Partido: PARTIDO SOCIAL CRISTÃO
Coligação: UNIDOS PRA VENCER

VALTER - PTB - 14400VALTER 14400
JOSE VALTER DIAS SANTOS
VEREADOR PTB
Partido: PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO
Coligação: UNIDOS POR ARAUA

VALTO O GUERREIRO - PC do B - 65123VALTO O GUERREIRO 65123
JOSE VALTO DA SILVA
VEREADOR PC do B
Partido: PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL
Coligação: JUNTOS PELO ARAUÁ QUE QUEREMOS 2

CANDIDATOS A VEREADORES EM ARAUÁ - SE

                                       Candidatos a Vereador

CHARLES - PTB - 14222CHARLES 14222
RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS
VEREADOR PTB
Partido: PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO
Coligação: UNIDOS POR ARAUA



RAY - PSB - 40456RAY 40456
RAYANNA LAÍS ROCHA LIBÂNO
VEREADORA PSB
Partido: PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO
Coligação: JUNTOS PELO ARAUA QUE QUEREMOS 1

RICARDINHO - PMDB - 15222RICARDINHO 15222
RICARDO DOS REIS PIMENTEL FILHO
VEREADOR PMDB
Partido: PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
Coligação: UNIDOS PRA VENCER

RITINHA - PSD - 55000RITINHA 55000
RITA DE CASSIA DOS SANTOS
VEREADORA PSD
Partido: PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO
Coligação: UNIDOS POR ARAUA

ROSANE - PV - 43123ROSANE 43123
ROSANE RODRIGUES DOS SANTOS
VEREADORA PV
Partido: PARTIDO VERDE
Coligação: JUNTOS PELO ARAUA QUE QUEREMOS 1