19 de maio de 2012

DISCUSSÃO TARDIA

POR : CARMEN GUERREIRO
"Com um histórico de teorias e práticas de currículo prescritivo, o Brasil viveu muito tempo da importação de modelos americanos e teve suas primeiras diretrizes apenas em 1996.
“Muito embora a escola como instituição seja um produto da era moderna, ela nem sempre teve a mesma estrutura que conhecemos hoje. A primeira ideia de currículo, no sentido de organizar a experiência escolar de um grupo de alunos em um documento, data do século 17; no entanto, o "currículo", como o entendemos hoje é uma invenção formatada apenas no século 20. Elizabeth Macedo, professora de currículo do programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e uma das autoras do livro recém-lançado Teorias de currículo, descreve e analisa esse período e seus principais marcos históricos que fizeram do currículo brasileiro o que ele é hoje.”
Segundo ela, para muitos autores a concepção sobre a necessidade de decidir o que ensinar no Brasil foi impulsionada pela industrialização americana no início do século 20 e, mais fortemente, pelo movimento da Escola Nova na década de 1920. Isso porque o desenvolvimento industrial e urbano trouxe a demanda de que a educação formasse pessoas adaptadas para trabalhar nesse novo mundo. Surge o questionamento: se os conhecimentos na escola precisam ter uma utilidade para os alunos, o que precisa ser ensinado? "Os escola-novistas trouxeram essa questão do aprender a aprender, pensando na escola, em vez de centrada no conteúdo, focada no processo de aprendizagem. Isso era uma grande luta entre a ideia anterior, de que eu precisava ensinar coisas para a criança virar adulta, e a nova, de que estou ensinando uma criança e o processo de ensinar é lidar com o dia a dia desse sujeito", explica Elizabeth.
CAMPO DE DISPUTAS
Essa luta permanece até a década de 1950, sempre tendendo para a convicção de que a escola precisa formar um tipo de indivíduo bem definido, e que uma educação eficiente se traduz em conseguir prever que tipo de formação os jovens vão ter. A partir desse momento, com o fortalecimento do Inep - hoje Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, à época Instituto Nacional de Pedagogia - foram trazidas teorias e experiências americanas por meio de uma série de campanhas e parcerias, especialmente no campo da matemática e das ciências. Chega ao Brasil a teoria de Ralph Tyler, que une o eficientismo social de Franklin Bobbitt e o progressivismo de John Dewey, e que perduraria por cerca de 20 anos no país. Ela consiste em um procedimento de quatro etapas, conforme detalha o livro Teorias do Currículo: definição de objetivos de ensino, seleção e criação de experiências de aprendizagem apropriadas, organização dessas experiências de modo a garantir maior eficiência ao processo de ensino, e avaliação do currículo. De acordo com as autoras, o que une essas três teorias é a prescrição curricular: "Em todas elas, é enfatizado o caráter prescritivo do currículo, visto como um planejamento das atividades da escola realizado segundo critérios objetivos e científicos". Nos anos 70, em pleno regime militar, o Brasil centrou sua educação em modelos americanos basicamente técnicos, conforme descreve Elizabeth. Isso significa definir metas e, a partir dessas metas, tentar estabelecer processos mais eficientes para alcançá-las. "Esse modelo foi importado no mundo inteiro, e passamos a viver da prescrição americana. Tínhamos laboratórios de currículo que trabalhavam nos estados e municípios para definir um currículo e fazer treinamento de professores para implementá-lo", conta. .A redemocratização na década de 80 trouxe a influência do pensamento marxista e se traduziu em duas correntes no campo do currículo: os "conteudistas", com a "Pedagogia Histórico-Crítica" de Demerval Saviani, e Paulo Freire, com a preocupação "culturalista". Os primeiros regeram um amplo processo de renovação curricular nos estados e municípios, muitos deles vigentes ainda hoje, com o princípio da responsabilidade da escola como promotora do crescimento do indivíduo por meio das interações sociais e da quebra da reprodução de conteúdos que serviam apenas às classes dominantes e à manutenção das desigualdades sociais. Em outro paralelo, na linha de Paulo Freire defendia-se que a educação não consistia em substituir os saberes dos alunos por novos considerados mais úteis e importantes, mas em levar em conta o conhecimento e a experiência dos jovens no processo de aprendizagem. "O currículo de São Paulo de 1989, implementado por Paulo Freire, é um exemplo dessa perspectiva, com a ideia de não fazer um guia curricular, mas de trabalhar com as redes nesse processo de produção conjunto", afirma.
NOVAS PERSPECTIVAS
Apenas em 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), aconteceu a primeira tentativa de definir diretrizes curriculares no Brasil. Esse documento foi relativamente genérico, já que trazia poucas especificidades, e acabou sendo incorporado apenas parcialmente por estados e municípios. Na mesma época, em 1997, foram publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), mais detalhados, porém não reconhecidos oficialmente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) como currículo nacional e, por isso, não obrigatório. Assim como a LDB, os PCNs assumiram o papel de orientadores curriculares. É importante ressaltar que nenhuma das teorias de currículo, mesmo as da virada do século 19 para o 20, morreram completamente, e partes, mesmo que mínimas, de seu pensamento e/ou técnica foram remontadas no que conhecemos hoje por currículo. As novas diretrizes curriculares, aprovadas entre 2009 e 2011, atualizam a LDB e os PCNs e são compulsórias a todas as escolas e redes do país. Como já foi apontado, até o fim de 2012 o Ministério da Educação (MEC) promete complementar essas diretrizes com uma série de expectativas de aprendizagem.'

Teorias de currículo Cortez, 180 págs., R$ 38,70), de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo

Fonte: http://www.sintese.org.br/index.php?/Nacional/discussao-tardia

LANÇAMENTO DA PRÉ -CANDIDATURA JARISON DO PT.

Os arauenses que reside no distrito Progresso que faz parte do município de Arauá – SE, nesse  pleito eleitoral  terá mais uma opção, pois o companheiro  Jarison  atual  Presidente do  Diretório Municipal do Partido dos  Trabalhadores (PT). Esse ano está colocando seu nome como pré - candidato a vereador, por ser um jovem atuante. É motivo de muita alegria para a comunidade, pois está despontando um jovem com novas ideias que certamente será uma voz em defesa dos fracos e oprimidos. O lançamento da sua pré-candidatura foi o bastante para que os “caciques” da velha politica de plantão” repensem uma nova forma de se fazer politica. O   lançamento, da sua  pré- candidatura foi bastante comentada, principalmente entre os jovens.  Outros pré-candidatos a vereadores e líderes partidários. Para  Jarison os lançamentos dos  pré-candidatos a vereadores  do partido dos talhadores  se reflete a  projeção de uma nova  política representativa, na qual o povo necessita de representantes para lutar por melhorias em nosso município. Jarison  sendo um jovem iniciante na política  agradeceu o apoio e incentivo de seu familiares . “Sinto-me honrado em ser aliado deste grupo que vem me apoiando, eu desejo deixar a minha “marca”. Disse também que está disposto a disputar as eleições municipais em Arauá  espera que até o final de junho, quando ocorrem as convenções, “que todos estejam unidos em torno de  um mesma filosofia ideológica de trabalho.

14 de maio de 2012

O SURGIMENTO DAS CÂMARA MUNICIPAIS NO BRASIL.


fonte http://my.opera.com/fauzis/albu  antiga Câmara 

As câmaras municipais do Brasil têm procedência das tradicionais câmaras municipais portuguesas, que existia já na Idade Média. A biografia das câmaras municipais no Brasil inicia no ano de 1532, quando a povoado de São Vicente é elevada à categoria de vila. De fato, durante todo o momento do Brasil Colônia, havia câmaras municipais exclusivamente nas localidades que tinham o estatus de vila. Categoria atribuída pelo Reino de Portugal mediante ato régio. Nesse período, as câmaras municipais desempenhavam um número bem maior de funções do que as câmaras da atualidade. Atualmente as câmaras de vereadores são um ‘peso’ para a sociedade contemporânea carregar através dos impostos.  As câmaras eram as responsáveis pela arrecadação de impostos, regular o exercício de ofícios, regular o comércio, preocupar-se da preservação do patrimônio público, instituir e gerenciar as prisões, as câmara inicialmente detinham de amplos poderes no campo da administração pública exerciam os três  poderes: o executivo, o legislativo e o judiciário.  Com proclamação do Império do Brasil, os podres plenos que as câmaras municipais tinham é  drasticamente diminuído. O império centraliza a administração pública através da Constituição de 1824. A duração da legislatura é fixada em quatro anos e o vereador mais votado assumia a presidência da câmara, visto que até então não havia a figura do "prefeito", a não ser pela presente do ALCAIDE (equivalente a prefeito, com poderes menores). Com a Proclamação da República, as câmaras municipais são extintas e os governos estaduais nomeavam os membros do "CONSELHO DE INTENDÊNCIA". Em 1905, cria-se o cargo de "intendente" que durará até o ano 1930 com o princípio do Momento Vargas. Com a Conflagração de 1930 surgem As PREFEITURAS, onde são responsáveis pela administração pública às quais serão atribuídas as funções do poder executivo dos municípios. Assim, as câmaras municipais passaram a ter a função do poder legislativo especificamente o papel de legislar e fiscalizar o executivo. No período do Estado Novo, entre os anos de 1937 e 1945, as câmaras municipais foram destituídas e o poder legislativo dos municípios foi suprimido. Com a redemocratização do, pois em 1945, as câmaras municipais voltam a exercer suas funções que perdura até os dias atuais.”

 Fonte    http://cmnr-pa.blogspot.com.br/2011/03/como-surgiu-as-camaras-municipais.html     Data da consulta 10 de maio de 12

9 de maio de 2012

ARAUÁ E AS ELEIÇÕES DE 2012.


A cidade da Arauá atualmente está sendo administrada pela prefeita Ana Helena, popularmente conhecida como Dona Ana. Esse ano a administração municipal passará por um processo de avaliação popular, pois estamos na eminência do pleito eleitoral de 2012, onde o eleitorado arauense deverá avaliar a administração atual, pois a cada 4 anos os eleitores tem a oportunidade de se manifestar e avaliar os gestores através das urnas. Sei que ainda vai rolar muita água por baixo da ponte e até as eleições teremos muitas surpresas, mas vamos aguardar o desenrolar dos acontecimentos.  Em função disso estamos disponibilizando algumas enquetes para que os arauenses possam manifestar sua opinião a respeito da administração atual. A sua participação é extremamente importante, devido o poder emanar do povo para o povo pelo povo, principalmente por se tratar que vivemos em um país democrático.

22 de abril de 2012

A LEITURA É FUNDAMENTAL AO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO JOVEM


Com o surgimento da escrita naturalmente o homem cria mais um mecanismo de comunicação; partindo dessa necessidade, a leitura começou a fazer parte de todo o processo de evolução da humanidade. Inicialmente o homem tendo intenção de passar uma mensagem de comunicação utilizou a pintura rupestre para deixar registradas suas falas em forma de pinturas.

Estamos vivendo a era da informação, da globalização, onde a cada instante surgem novas formas de interação entre os povos do mundo. e cada momento a leitura deve está presente como forma de ampliar novos horizontes e contribuir para que as crianças e jovens  possam fazer da leitura um mundo de novas descobertas.

O mundo dos letrados passa pela leitura, hoje manda no mundo quem tem conhecimento, conhecimento é poder, e a leitura tem a função de libertar, de criar sonhos, não é possível um país se transformar em uma grande potencia sem que nas escolas se forme um exercito de leitores.

 Desde cedo faz se necessário criar nas crianças o gosto e o prazer pela leitura para quando jovens eles/as deem a divida importância e sejam “devoradores” de livros a leitura é a base de tudo sem ela é impossível um país se transforma em uma potência mundial. A leitura liberta, transforma, educa, um país de letrados é um povo de não alienado.



17 de abril de 2012

ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETOS.


A apresentação é uma das partes mais importantes na elaboração do projeto. É por meio dela que o poder público poderá solicitar – de forma rápida e objetiva – a proposta integral do projeto. Sendo claro e objetivo, incluindo apenas as informações essenciais ao seu entendimento. Tem que ser descrito de modo sucinto o histórico, o objetivo geral, as atividades previstas, os resultados esperados e o valor do investimento solicitado. Concentre-se em descrever o conteúdo específico do projeto, evitando dissertar sobre as referências teóricas e conceituais que lhe dão suporte.
É fundamental destacar os resultados concretos a serem obtidos com a execução do projeto. Isso ajuda a Comissão de Seleção a se situar quanto às dimensões e ao potencial do projeto.
OBJETIVOS
 Deverá informar, de maneira clara e sucinta, o que pretende realizar, além de expressar o(s) resultado(s) que espera atingir, o(s) produto(s) final (is), o período e o local da realização. É importante deixar claro como os objetivos do projeto se ajustam às exigências estabelecidas ao projeto que se pretende fazer e seu público alvo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS.
Eles devem esclarecer de forma resumida as ações de se pretende desenvolver na execução do projeto.
METAS / PRODUTOS/ RESULTADOS ESPERADOS.
 Deve ser Informada a data prevista para início e término do projeto, considerando todas as suas etapas. O detalhamento do período de realização da cada meta.
PÚBLICO- ALVO
São as pessoas que diretamente são beneficias com as ações do projeto,  eles dever ser qualificados e quantificados,
METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DA AÇÃO,
É na metodologia que será explicitado como o projeto irá alcançar seus objetivos.
O PRAZO.
Dever ser algo bem claro e definido para que todas as metas sejam alcançadas.
A SUSTENTABILIDADE
É algo extremamente importante, pois o projeto tem “dar frutos” ele dever ter continuidade.

14 de abril de 2012

O PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ELABORAÇÃO DA AÇÃO.


 É de extrema importância que o gestor /a tenha consciência de que o sexíssimo, o racismo e a desigualdades de gênero funcionam como mecanismo estruturantes das desigualdades e que combate ao sexíssimo e ao racismo e a toda e qualquer forma de discriminação requer a concepção de politicas públicas e de ações afirmativas, com a probabilidade de garantir a igualdade de direitos entre homens e mulheres, brancos/as e negros/as. A habilidade de gerenciar não implica apenas estar ciente de seu papel social, mas, porém ter condições de operar na esfera pública ou privada, dominando conhecimento e estratégias que possibilitem a promoção de ações capazes de minimizar as desigualdades de gênero e raça tendo como consequência  uma melhor  convivência  de todos/as. É preciso conhecer detalhadamente as características do público – alvo, pois só assim será possível desempenhar um projeto adequado às necessidades e características socioculturais e ao planejar adequadamente a gestão garante a racionalidade no uso dos recursos.
ü  O PLANEJAMENTO COMO ALICERCE E INSTRUMENTO DE GESTÃO.
Para a construção da nova visão, destacam-se, a equidade de acesso; o aumento da participação e da promoção do papel da mulher; o avanço do conhecimento através da disseminação dos seus resultados; a orientação baseada na relevância em termos do que a sociedade espera das instituições que programam as politicas publicas  e do que elas fazem; para que  aumente  cooperação em relação ao   mundo do trabalho  com  análise e antecipação das necessidades  que servirão   de base para a implementação das  ações que possam corrobora para um bom planejamento.  A habilidade de gerenciar não implica apenas estar ciente de seu papel social, mas, porém ter condições de operar na esfera pública ou privada, dominando conhecimento e estratégias que possibilitem a promoção de ações  capazes de minimizar as desigualdades de gênero e raça  tendo como consequência  uma melhor  convivência  de todos/as
ü  PLANEJAMENTO COMO INSTRUMENTO DE ELABORAÇÃO DA AÇÃO.
O planejamento deve ser entendido como a primeira função administrativa, é nessa função que são direcionadas as bases para os outros processos, ou seja, ele estabelece um caminho a ser seguido pelo gestor/a. Os objetivos que serão traçados neste processo são resultados futuros que se pretende atingir isso dever ser estabelecidos em metas que deverão ser alcançadas. O compromisso ético é um conjunto de ações e valores morais fundados na lisura, na honestidade que o gestor/a deve demostrar em atitudes e comprometimento com as ações e expectativas do público – alvo. Cabe destacar que o planejamento deve ser iniciado bem antes do gestor/a elaborar o projeto essas iniciativa é essencial para que sejam alcançadas a eficiência, a eficácia e a efetividade das politicas publicas em geral, com ênfases em gênero e raça.

13 de abril de 2012

LANÇAMENTO DA PRÉ - CANDIDATURA DA PROFESSORA ROSINHA A VEREADORA EM ARAUÁ.

Em reunião no último sábado, 7 de Abril, o Partido dos Trabalhadores (PT) de Arauá- SE, mais presciente a (AE) Tendência Articulação de Esquerda lançou como pré-candidata a vereadora Professora Rosângela conhecida por todos como professora ROSINHA. Nos seus comentários a professora afirmou alguns motivos pelos quais a fizeram aceitar:
Professora  Rosinha
 “A nossa pré-candidatura, encaro como mais uma nova oportunidade, pois, gosto de desafios. Faço parte de uma categoria de trabalhadores que lida com seres humanos que para mim é um privilégio poder ajudar outras pessoas a saírem das “trevas” a alcançarem à “luz”. É assim que eu vejo a função social do/a professor/a de ajudar as pessoas a serem cidadãos plenamente. Encaro essa nova caminhada como uma oportunidade de poder ajudar o nosso município. Pois durante a minha militância política e sindical tenho aprendido muito com os/as companheiros/as que estão junto comigo”
“O apoio de todos os aliados e simpatizantes é muito importante nesse momento para que a pré-candidatura da prof.ª Rosinha saia fortalecida. Necessitamos somar esforços de todos para que estejamos firmes e fortes nesse pleito”, frisou o prof. Lourival.
Durante o encontro que deliberou a confirmação da pré-candidatura da prof.ª Rosinha, o prof. Lourival afirmou que a mesma terá o apoio de todos aqueles que tiveram com ele em eleições passadas, além, de tantos outros que virão por a conhecerem e  acreditarem num Arauá mais justo e fraterno.
A pré-candidata Profª. ROSINHA agradeceu a todos os participantes  da reunião pela escolha de seu nome, apoio e confiança depositada. Ao mesmo tempo conclamou a todos para se somarem a este projeto coletivo, tendo como atuação: “Apoiar e lutar em prol de todas as categorias e movimentos sociais”.


17 de março de 2012

OS DOCENTES DE ARAUÁ DERAM UMA AULA DE CIDADANIA.

    A suspensão das atividades nas escolas  públicas foi uma atitude cidadã dos  professores/as  das redes estadual e municipal  de Sergipe  eles deram  uma aula de cidadania para  toda sociedade  politizada que  entendeu a mensagem, pois   as reivindicações  são mais do que  justas.  Quase quatro anos após o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionar a lei que instituiu o piso nacional do magistério, professores de todo o País organizam mobilizações para cobrar o cumprimento da lei. Os professores  de  ARAUÁ /SE  estão de parabéns  por  entenderem que a luta tem que ser de todos/as.  As  negociações para o novo salário dos professores  estão  sendo conduzidas pelos representes do SINTESE de Arauá  para que seja repassado o reajuste de  22,22%.  por ser  um ano eleitoral  é provável que as negociações sejam facilitadas, pois ninguém quer ficar mal na “fita” diante dos professores  é o  que  espera a categoria.  quero chamar a atenção  dos mesmo que  fiquem  "ligados/as"  por que  esse ano é um ano eleitoral, por esse motivo o novo reajuste de 22,22%, retroativo a janeiro deve ser aprovado  antes de abril, pois é prazo limite estabelecido pela lei eleitoral, esse prazo vence em 5 de abril. cada professor/as deve  falar com os vereadores para que eles possam se manifestar a respeito, mais uma vez alerto  ano de eleição nem um politico  quer ficar mal na "fita" do eleitor/a . O novo  piso nacional   é de R$ 1.451,00. 
Assistam o vídeo proibido  que a TV Sergipe vetou. 
Os professores estão cada vez mais conscientes e acompanham  a través da internet os repasses dos recursos  destinados a serem  investidos na  Educação, aos fiscalizarem eles sabem que há condições para cumprir com a lei.  Além da luta nacional pelo piso  salarial  de R$ 1.451,00, os professores cobram ainda que 10% do Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas do País, seja investido em educação. A meta do governo federal no Plano Nacional da Educação (PNE) é estipular esse valor em 7% do PIB. "Não podemos aceitar que em um País que já se tornou a sexta economia mundial a educação ainda não seja tratada com prioridade.

15 de março de 2012

O NASCIMENTO DO DIREITO.


Com a evolução da sociedade veio junto também a evolução do direito que trouxe transformações entre o direito público e o direito privado. O direito nasce claramente marcado pelo interesse de uma classe social e com a finalidade de estabelecer regras que propiciassem a defesa e a manutenção do seu poder. No Brasil até hoje foram promulgadas seis constituições e em todas elas reflete-se claramente o contesto econômico social e político de cada época. Há ainda muito para se caminhar rumo á adequação da legislação ordinária aos princípios emanados da constituição, entretanto vivemos em uma sociedade dividida em classes sociais em que o Estado vem há séculos, como porta voz da classe hegemônica, transformando em vários momentos históricos o direito em arma de dominação, controle e coerção a favor da classe econômica mais poderosa.
DIREITO PÚBLICO: UM BREVE HISTÓRICO.
A transformação do poder político e a construção do direito público em quanto ciência ocorre na idade contemporânea a partir das revoluções americana (1776) e a francesa (1789).As constituições que surgiram depois dessas revoluções constituíram um marco histórico da instituição do direito público. É a partir de então que se institui o chamado estado de direito em que o Estado realiza suas atividades respeitando as normas jurídicas e pondo o fim a era do Estado polícia. O direito público é um ramo da ciência jurídica que tem por finalidade regulamentar as relações entre o poder público e a coletividade e sua fonte principal está embasada na constituição federal conforme orienta o professor Miguel Reale: “o direito público é complexo de princípios e regras jurídicas – orientadas pelo princípio da soberania”. Na elaboração de políticas públicas é imprescindível ter em mente o princípio da supremacia dos direito públicos sobre o direito privado.
O NASCIMENTO DO DIREITO E O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DO ANTIGO EGITO A ROMA IMPERIAL
O direito nasce claramente marcado pelo interesse de uma classe social e com a finalidade de estabelecer regras que propiciassem a defesa e a manutenção do seu poder. O direito começa a existir oriundo dos deuses, era verbalizado pelos profetas estadistas e pelos soberanos. O direito nasce, portanto, claramente marcado pelo interesse da classe social com a finalidade de estabelecer regra que propiciassem a defesa e manutenção do seu poder. A religião exercia papel fundamental na manutenção desse poder. Nos códigos contemporâneos deparasse com Moisés entre outros. As leis públicas regulamentavam os direitos e deveres do(a) cidadão(ã)  nas leis processuais já se diferenciavam as de direito público, hoje direito civil, daquelas de direito privado, direito de família.

RAÇA UM CONCEITO SUPERADO!


O conceito de raça foi superado pela antologia, entretanto entra com toda força no debate político, com o surgimento do nazismo, que tina na sua base teoria o extermínio de milhões de pessoas como o pretexto se criar uma “nova ‘raça’ humana pura a ‘raça’ ariana” a partir dessas atrocidades identificadas  no fim da segunda guerra mundial  a UNESCO recomenda a substituição do  termo raça  por etnia por se entender como mais aproximado do significado cultural. Foram publicados vários documentos Raça o mais importante foi escrito pelo antropólogo Cloude Lévi-Strauss com o titulo “Historia e Raça” e refutada as teorias do evolucionismo, e o etnocentrismo defende como muita ênfase a importância da diversidade das culturas para o patrimônio da humanidade.       
  Descolonização da África e Ásia: Identidade e Luta e Racial      
Com a indecência das colônias africanas e asiáticas foi preciso se construir uma identidade cultural comum pela revalorização de suas histórias e culturas e a ressignificação de raça  como valor positivo  e símbolo de luta contra o racismo. Com os intelectuais que se formaram fora da áfrica observando ideias revolucionárias ao retornarem para seus países passou a contestar o poder colonial, ao organizar as populações urbanas e rurais produzindo ideologias que ressaltava e valoriza a cultural local como um instrumento de luta com o resgate dos antigos Reino da África do Ocidente  que foram extintos por seus colonizadores  ao se resgatar esse referencial  e sua unidade na luta surgiu a partir da ideologia pan-africanista de um sentimento de solidariedade e consciência de origem  entre os negras/as de Arias partes do mundo envolvidos numa luta semelhante contra a violência a segregação racial que sofriam.
Segundo Sengnhor “Objetivamente, a negritude é um fato: uma cultura. É um conjunto de valores - econômicos e políticos, intelectuais e morais, artísticos e sociais – não somente dos povos da África Negra , mas também  das minorias negras da America e inclusive, da Ásia e Oceania(...) É em suma, a Descolonização da África e Ásia: Identidade e Luta e Racial      
Com a indecência das colônias africanas e asiáticas foi preciso se construir uma identidade cultural comum pela revalorização de suas histórias e culturas e a ressignificação de raça  como valor positivo  e símbolo de luta contra o racismo. Com os intelectuais que se formaram fora da áfrica observando ideias revolucionárias ao retornarem para seus países passou a contestar o poder colonial, ao organizar as populações urbanas e rurais produzindo ideologias que ressaltava e valoriza a cultural local como um instrumento de luta com o resgate dos antigos Reino da África do Ocidente  que foram extintos por seus colonizadores  ao se resgatar esse referencial  e sua unidade na luta surgiu a partir da ideologia pan-africanista de um sentimento de solidariedade e consciência de origem  entre os negras/as de Arias partes do mundo envolvidos numa luta semelhante contra a violência a segregação racial que sofriam.
Segundo Sengnhor “Objetivamente, a negritude é um fato: uma cultura. É um conjunto de valores - econômicos e políticos, intelectuais e morais, artísticos e sociais – não somente dos povos da África Negra, mas também  das minorias negras da America e inclusive, da Ásia e Oceania(...) É em suma, a tarefa a que se propuseram os militantes da negritude: assumir os valores da civilização do mundo negro, atualizá – lo e fecundá – lo, quando necessário com as contribuições estrangeiras, para vivê -los em si e para si, mas também para fazê – lo viver para os outros levando assim a contribuição de novos negros á civilização do universal” ( SENGHOR, 1972:15)          

1 de março de 2012

AOS INVEJOSOS/ E INVEJOSAS DE PLANTÃO.


A Inveja um sentimento mais torpes e difícil de ser eliminado da humanidade. È um dos vícios mais horrendo, que mais causa sofrimento as pessoas que alimentam desse mal. Onde houver afeição e cobiça com o que os outros conseguiram as duras penas com muito trabalho e sacrifício aí está a inveja. De maneira especial em seu significado, naquilo que o objeto de desejo que representa em termos de bem-estar, aí estará à maldita inveja, inundando os sentimentos e aforismos mais íntimos que o invejoso pode ter qual  abutre insaciável, esfomeado pela carniça. Esse sentimento chulo tem destruído muitas pessoas e lares da nossa sociedade. Você que não pode que se sente incomodado com o sucesso dos outros certamente tem a cobiça com o seu motor contínuo que alimenta constantemente os seus pensamentos. Há indivíduos que se prestam a fazer o papel de cães de guarda, ininterruptamente alertas ao menor ruído. Basta que alguém se destaque em qualquer área e lá está o invejoso/a, pronto/a para destruir com seu veneno. Qualquer coisa e motivo para aguçar a maldita inveja. quando receber  um elogio desnecessário desconfiem dele, pois por traz aí está à maldita inveja. As mulheres são especialistas nesse assunto e que me perdoem  toas elas.  e  ressaltar  melhor o temas vamos fazer uma breve leitura  da musica do  compositor Invejoso Autor Arnaldo Antunes

“O carro do vizinho é muito mais possante
e aquela mulher dele é tão interessante
por isso ele parece muito mais potente
Sua casa foi pintada recentemente

E quando encontra o seu colega de trabalho
Só pensa em quanto deve ser o seu salário
Queria ter a secretária do patrão
Mas sua conta bancária já chegou no chão

na hora do almoço vai pra lanchonete
tomar seu copo d'água e comer um croquete
Enquanto imagina aquele restaurante
Aonde os outros devem estar nesse instante

Invejoso
Querer o que é dos outros é o seu gozo
e fica remoendo até o osso
Mas sua fruta só lhe dá caroço

Invejoso
o bem alheio é o seu desgosto
queria um palácio suntuoso
mas acabou no fundo desse poço

Depois você caminha até a academia
sem automóvel e também sem companhia
queria ter o corpo um pouco mais sarado
como aquele rapaz que malha do seu lado

E se envergonha de sua própria namorada
achando que os amigos vão fazer piada
queria uma mulher daquelas da revista
uma aeromoça, uma recepcionista
E quando chega em casa e liga a tevê
vê tanta gente mais feliz do que você
Apaga a luz na cama e antes de dormir
fica pensando o que fazer pra conseguir

o que é dos outros
Querer o que é dos outros é o seu gozo
e fica remoendo até o osso
mas sua fruta só lhe dá caroço

Invejoso
o bem alheio é o seu desgosto
queria um palácio suntuoso
mas acabou no fundo desse poço”
 
 
 

25 de fevereiro de 2012

CONVIVER COM AS DIFERENÇAS, DEVER UM EXERCÍCIO DE CIDADANIA, TODOS/AS MERECEM RESPEITO.


Conviver com as diversidades, implica em respeitar as diferenças, principalmente de gênero, sexo, raça e etnia possibilitando a convivência em harmonia entre homem e mulher sem que um exerça a  autoridade de um / a sobre ou outro/ a. Na sociedade contemporânea qual quer fora de relacionamento é reivindicado como legitimo e deve ter um tratamento equitativo e ser entendido como um direito individual.  Esses diretos passam a ser reconhecidos a partir das lutas dos movimentos feministas e LGB, que discutiram verdadeiras mudanças dos papéis masculinos e femininos na sociedade.  Outro aspecto a ser discutido com relação aos direitos reprodutivos e sexuais que implica no reconhecimento que cada pessoa possa ter seu desejo de amar respeitado  independente  de ser com uma pessoa do mesmo sexo ou  com uma pessoa do sexo oposto. O movimento social LGB tem um papel importante para que houvesse uma transformação na sociedade, construindo políticas públicas direcionadas a desconstruir a hierarquia de gênero que  foi contraída  pela Cultura  indo de encontro  a repetição sexual.

Os movimentos feministas que a partir da Revolução Francesa, despertou uma consciência coletiva na busca por direitos a igualdade  a começar  lutando pelo  direito ao sufrágio universal,  inegável   que os movimentos feminista  quebram os silêncios e toda forma  de opressão    impostos  de forma habitaria pelos homens, que a sociedade finge não  escutar.

A identidade de gênero permite que sexo não seja tido como referencia para a sociedade  e sim  o que a pessoa  assume  independente  de ser homem ou mulher, gênero e sexualidade  tem uma  ligação  muito particular,  e sua notoriedade  se deve aos movimentos sociais  ligados  causa de gênero. - Na medida em a sexualidade como qual quer outro domínio da vida , depende da socialização de aprendizagem  de determinada regras  roteiros  e cenários culturais  para a atividade sexual  possa se significada  e exercida   (Ganon &  Simon,1973).O sexo é algo que implica no grande controle social, por parte da religião, Escola, a família  o Governo  em fim toda sociedade pois o sexo é algo maravilho e perigoso ao mesmo tempo, vale ressaltar  as regras  que determinam a ‘verdade’  suprema do sexo  também são construções  sociais  e culturais. A sociedade contemporânea, reconhece com mais facilidade e dar a devida importância  que o desejo  e a busca do prazer  e compartilhar a intimidade  e o afeto são inerentes aos seres humanos e  diz respeito a privacidade de cada um independe de ser casais  do mesmo sexo  ou de sexos oposto.A espécie humana depende da socialização e a cultura  e o elemento base  para haja  essa socialização, cada cultura  tem suas peculiaridades, não há relação  direta  entre sexo e personalidade a cultura é fator  determinante  na maneira   de ser homem  e ser mulher. As diferenças de gênero são principalmente  estabelecidas  entre homem e mulher  por meio das relações sociais, ao rever  o conceito de gênero é possível  reverter as injustiças e promover  uma relação de igualdade  entre homens e mulheres.       
                  

O CARGO PÚBLICO DE VEREADOR DEVE SER REMUNERADO ?


A função de vereador não deveria ser remunerada?. Deixando de ser remunerada já seria uma bela desculpa para que os futuros vereadores aos serem abordados por algum eleitor desavisado lhe pedindo um remédio, ou para pagar uma conta de água ou de luz não mais ficariam constrangidos em não atende – lo por o "serviço de vereança" não ter pagamento não mais era preciso fazer esse tipo de assistencialismo para conquistar o voto. Isso era o bastante mudar as suas posturas e exercerem a verdadeira função de um vereador / a  que é fiscalizar o poder executivo que exercido pelo/a preito/a e elaborar leis que beneficie os municípios. Acrescentar o número de vereadores ou diminuir não resolve, pois os repassem continuam os mesmos são até melhor por que esse valor que era para remunerar um vereador ele rateado entre eles.O problema não está na que a quantidade de vereadores e sim na é qualidade dos mesmo que muitas vezes são analfabetos funcionais que mal sabem escrever os nomes. Não tenho nada contra os analfabetos isso é outra questão não estudaram por que não tiveram oportunidade o país não ofereceu no tempo abio sua formação. Essa deve ser a base está na qualidade dos representantes do povo. Por outro lado, defendo do mesmo modo que a vereança não deve ser paga, já que os serviços proporcionados são para o bem de todos/as, e os representantes do povo são parte dessa sociedade a função deve ser um ato voluntário onde o vereador/a deve ser eleito/a de forma democrática. Em um passado bem recente até metade dos anos 60 a função não era remunerada, no Brasil. O nosso país é o único dos países que fazem parte da (ONU) que remunera seus /a vereadores/a. Ainda não fiz os cálculos espero que alguém lei esse breve artigo o faça, mas acredito que os maiores salários proporcionais ao tempo trabalhado pagos no Brasil sejam dos vereadores, veja só no caso da cidade que resido eles se reúnem as segundas e as sextas as sessões duram em média uma 01h30min, mas nem sempre essas sessões acontecem durante um mês são oito sessões mensais isso corresponde a 12 horas de “trabalhos” para uma remuneração de R$ 3.000,00, isso se tratando de uma cidadezinha lá no interior do Brasil, imagine senhores corresponde a R$ 250,00 por hora "trabalhada". Já para os pobres trabalhadores que ganha R$ 501,40 já com o desconto para trabalhar 44 horas semanais que corresponde a 176 horas para um mês de trabalho, isso equivale a R$ 2,85 (dois reis e oitenta e cinco centavos) para hora trabalhada com pode provar é ou não maior salário proporcional em relação há horas trabalhada, isso é fato. Esses dados são para ilustrar o que afirmo com relação proporcionalidade pensem nas grandes cidades com são esses salários avultosos.Ceio que não mereça contestação, mas é possível que alguém sinta – se ofendido e queira contestar, tudo bem aceito com naturalidade pois vivo em um país democrático onde todos/as  tem o direito de s expressar  suas opinião, espero que respeitem a minha. Somente no Brasil a função de vereador virou emprego, sendo recompensadas com salários altíssimos e benefícios inadmissíveis como mordomias com viagens turísticas pagas com o dinheiro público cumuladas em formas de congressos destinos a vereadores, onde tem empresa especializada em lesar o erário público com uma fabrica de diplomas por participação nesses eventos. Sei que esse tema é um tanto quanto polêmico quando se trata de mexei no de “bolso” de 59.500 vereadores que ocuparam as câmaras municipais do nosso país na legislatura de 2012, digo no bolso, pois a grade maioria dos vereadores que ocupam as câmaras só está preocupada com os seus proventos procurando sempre uma maneira de aumentar com diárias, ou participação em eventos e outras despesas mal esclarecidas. Mas a comunidade tem uma parcela de culpa quando vende seu voto ou troca por qual beneficio imediato.  Isso perpassa por uma questão de educação enquanto a ética, a moral e os bons costumes forem exceção vamos ter que continuar assistindo a tudo isso é lamentável, mas é a pura verdade.

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS I I

A
migos leitores agradeço imensamente participação de todos/vocês as suas opiniões são importantíssimas, mas  por gentileza, evitem o envio de comentários anônimos, principalmente comentários políticos que citam nomes de outras pessoas.
Só hoje foram mais de 50 comentários anônimos aguardando  moderação, para posteriormente ser publicado  uns publicáveis outros não, em razão das palavras "pesadas" contra A ou B.Estamos entrando em um período político, e é importante que as pessoas se identifiquem quando postarem seus comentários, pois não acho justo que se escondam no anonimato para agredirem pessoas públicas. Os comentários que os autores se identificam quando usam palavras pejorativas citando os nomes de outras pessoas também não publicarei. É bom frisar mais uma vez que vivemos  em um país democrático onde as pessoas podem  expressar suas opiniões, que a constituição nos a liberdades se expressar  desde que não se escondam  por meio do anonimato.   
Caso só consigam postar como anônimo, entrem em contato comigo através do meu E- MAIL  DIAUAB@GMAIL.COM ,  ou  telefone 9922 1653

Atenciosamente


Gilson Dias

Grato a todos/as


24 de fevereiro de 2012

OS ALUNOS DA REDE M. DE ARAUÁ FORAM CONTEMPLADOS/AS COM MIL BICICLETAS.


   Alunos da rede municipal de ensino de Arauá receberam do programa  caminhos da escolas , mil  bicicletas escolares e mil  capacetes do governo federal. A iniciativa do governo é fazer da bicicleta uma alternativa de transporte escolar. Os municípios sergipanos contemplados até o momento foram  Arauá, Gararu, Itabi, Malhador, Pacatuba, São Miguel do Aleixo e Tomar do GeruNo total serão 1530 bicicletas com aro 20 e 2130 com aro 26. Em todo o país, serão 26 mil estudantes de 70 municípios que irão receber neste primeiro momento. A entrega dos equipamentos faz parte da política de renovação da frota de veículos de transporte escolar no país. E a chegada às prefeituras vai depender da capacidade de entrega de cada empresa vencedora do pregão eletrônico e da distância das fábricas em relação a cada município beneficiado. O programa caminhos da escola Criado em 2007, o programa já aquiriu mais de 12 mil ônibus e entregou cerca de 300 lanchas a municípios ribeirinhos. A partir deste ano, incluiu a bicicleta como alternativa de transporte. Até o fim do ano letivo, estudantes de aproximadamente 300 municípios serão atendidos com 100 mil bicicletas em todo o país.


Após ser feita a entrega das bicicletas o transporte escolar em Arauá, que conta com ônibus escolares existentes no município atenderá em 100% os alunos da rede municipal. Em Arauá só está fora de escola quem não quer estudar mas por foça da lei os pais que por ventura negligenciarem a educação de seus filho serão obrigado por foça da leis, mas esse “preço” só será cobrado no futuro. 
Com 1000 (mil) bicicletas a rede municipal de Arauá atende  63%  dos alunos da rede  com as bicicletas foi um grande incentivo  para os  alunos/as que  prefeita  Dona proporcionou a juventude arauaense irem a  escola com sua bicicleta, com certeza  mexeu com a auto - estima dos alunos que  encontraram um motivo a mais para irem a escola  mais um vez devo parabeniza -lo  a prefeita do Ana por essa grande inciativa. 

15 de fevereiro de 2012

AGRADECIMENTO AOS INTERNAUTAS ARAUAENSES.


Olá amigos e amigas, obrigado por sua visita virtual em nosso blog, indique-o para seus amigos. Faço aqui um agradecimento especial aos 212 internautas que deram sua opinião nas enquetes fico grato a todos/as continuem acessando  e comentando com uma ressalva todos podem comentar, mas dentro da ética.  Não poderíamos deixar passar em branco esse momento tão importante, chegamos e ultrapassamos 4.200 acessos, e visualizaçõesPortanto quero agradecer aos amigos (as), leitores e blogueiro que praticamente diariamente nos prestigiam visitando o blog.Quando criamos o BLOG ARAUÁ NEWS, ESPAÇO INDEPENDENTE ! Tinha o intuito de postar sempre boas informações e mensagens que realmente façam a diferença. Creio que estamos atingindo o objetivo. Peço aos leitores que utilizem mais o campo comentários deixando suas impressões com relação aos textos etc. Também se quiser fiquem a vontade para mandar um texto para publicarmos.

Obrigado a todos arauaense  

Att :Gilson Dias
                                                                                                                                                                                         



12 de fevereiro de 2012

A FUNÇÃO DO EDUCADOR É NOBRE, NO ENTANTO FALTA RECONHECIMENTO !!

   Perante as várias aparências da realidade e de acontecimentos históricos, os costumes e os pontos de vista se modificaram. Os posicionamentos às vezes foram dogmáticos, que ao longo das décadas foram se modificando. Estes jeitos extremados e unilaterais não beneficiam o desenvolvimento do ser humano só, dificultam a sua caminhada, diante de uma realidade até então desconhecida colocam-no num dilema que os tornam insensíveis.
A era atual, na qual estamos a naufragar e pela qual somos culpados, caracteriza-se por uma multiplicidade vibrante, que se estende a todos os níveis da experiência humana. Esta variedade que assistimos terá efeitos positivos e importantes se dele soubermos empregar os aspectos verdadeiramente adequados que completam a mobilidade existencial do homem.
O Brasil vive períodos difíceis e aflitivos. Assistimos a uma conjuntura de injustiças oficial e institucionalizadas. O capital especulativo e selvagem, aqui soberano, proporciona o desenvolvimento de uma minoria elitizada de todos os benefícios sociais, enquanto que a grande massa trabalhadora está condenada  viver  com os subempregos.
Os princípios políticos e econômicos da atualidade não satisfazem as aspirações do povo. A exploração é um fato real. É dentro desta realidade complexa que devemos situar e questionar a importância e a função do educador ou professor/a. nos educadores devemos estar cientes da importância da nossa função e do compromisso a que ela se propõe. Nossa incumbência é muito nobre, e este atributo implicará em atitudes, conduta e posicionamentos que deverão honrá-la, engrandecê-la e preservá-la a profissão com a mais importante de todas, pois o cidadão/a para ser um médico/a, um cientista, engenheiro/a ele/a passou pelos bancos escolares e foi orientado por um professor/a.  
No íntirno de nossa sociedade, o professor/a hoje é convocado a adotar uma atitude de confabulação com os estudantes. Conversa que convergirá para uma evolução recíproca, convergindo com os anseios de liberdade. Sobre este aspecto podemos mencionar palavras de Paulo Freire: “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho: os homens se libertam em comunhão. Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo – os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”.
 Hoje, a nossa, a juventude precisa de conselheiros que lhes indiquem qual caminho seguir, a fim de edificarem uma vivência legítima. Os jovens não devem ser persuadidos por meias palavras, mas, incendiados por exemplos francos e incorruptíveis de certeza, de que podemos construirmos juntos um mundo melhor para nos  e para nossos descendentes

8 de fevereiro de 2012

ARAUÁ TEM TRÊS PRÉ- CANDIDATOS A PREFEITO/AS EM 2012!


Pode até parecer demais, mas até agora, três partidos lançaram extra oficialmente nomes para concorrer a prefeito de Arauá. As conversas entre os partidos estão em andamento. Até junho, quando ocorrem as convenções partidárias que definem os candidatos, as siglas terão tempo para pensar e conjecturar. Caso se concretize a terceira via teremos em 2012 uma eleição  bastante concorrida, mas no momentos há muitas especulações  conversas de pé de ouvido no cenário atual ainda não tem nada definido  muitos/as estão na muita  esperando  o que vai acontecer para tomar uma posição, ainda vai rolar muita água por baixo da ponte.  Por enquanto, os pré-candidatos  citados nas pesquisas são: A prefeita atual Ana Helena cariosamente conhecido por Dona Ana, o ex-prefeito Ranulfo  e  Chico do PCB que na última eleição concorreu  como candidato a deputado Federal.
    As eleições já estão ‘batendo’ as nossas portas e até o momento só apareceram esses pré-candidatos colocando seus nomes a disposição, para a disputa. Arauá dar ares de não ter oposição, mas com surgimento da terceira via encabeçada pelo PR ( partido da República)  tudo pode acontecer. Faz-se necessários aparecer outras lideranças e outros pré – candidatos à disposição para que a população possa escolher o melhor nome entre os concorrentes que por ventura possam abrolhar.

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS !!!!!


Senhor JP agradeço por você  fazer comentários a respeitos de outros Comentários. Não há necessidade de se esconder a traz do   anonimato, pois vivemos em país democrático, onde a  liberdade de  expressão é garantida pela  carta magna desde que não se esconda no anonimato.  
Vejo no anonimato uma atitude  não muito  corajosa. Em respeito  a quem  comentou e se identificou, não vou publicar mesmo que concorde com o que foi comentado. Só publicarei comentários com identificação de quem comentou sendo de sua total responsabilidade.
Fico grato  com a atenção de todos/as  e  pela  compreensão. 
O senhor ou a senhora  que cito acima  espero que entenda, caso tenha dificuldade  de se identificar  é só  utilizar a sua  conta no Gmail ou outras contas.
Tecnologia -Pessoas poderão ser penalizadas por comentários anônimos em sites e blogs
A autoria do projeto de penalização de blogueiros e internautas é do deputado Gerson Peres (PP - PA) “Tramita na Câmara dos Deputados, de autoria do deputado Gerson Peres, um projeto de lei em que transfere para os blogueiros a responsabilidade por opiniões que se constituam em crimes contra a honra - calúnia, injúria ou difamação - de qualquer pessoa. Os proprietários de sites, fóruns e blogs terão que ter cuidado na hora de aceitar os comentários sem identificação, ou poderão ser penalizados em função do anonimato.

Para evitar constrangimentos e comentários anônimos, é disponível que o dono do blog modere-os. Caso haja a aceitação de ofensas, o ofendido poderá procurar a Justiça Civil para a reparação de dano moral. Além disso, o Poder Judiciário poderá aplicar multa de R$ 2 mila R$ 10 mil ao proprietário do blog que permitir a publicação de comentários ofensivos.

O professor de Direito Público, da Universidade de Brasília, Mamede Said, concorda com a responsabilização do dono do blog. "O site acaba sendo um espaço pessoal do blogueiro. Se o comentário está em um local criado por ele, é justo que o autor seja punido. A Constituição Federal veda o anonimato exatamente para que as pessoas que se sintam ofendidas tenham o direito de ir à Justiça", ressalta.

Apesar de concordar com a moderação, Mamede Said faz uma ressalva. "Eu acho razoável que o blogueiro faça a filtragem. Por outro lado, ele pode acabar tirando a liberdade de expressão dos frequentadores do site. Existem comentários que são ofensas gratuitas, que não contribuem para o debate. Em outros casos, no entanto, as contribuições devem ser aceitas. Só se justifica o bloqueio ao comentário gratuitamente ofensivo", diz Said.

Em Wenceslau Braz, a má utilização de blogs na internet já acumula dezenas de processos criminais no fórum da comarca. As ações judiciais pedem que o juiz titular, Fabricio Voltaré, determine a quebra do sigilo dos IPs de rede, em busca dos responsáveis que postam comentários e mantêm-se como anônimos”.